A 41ª Mostra Internacional de Cinema deve começar nessa quinta-feira (19), em São Paulo. O evento, que durará até o dia 1º de novembro, contará com 394 títulos de diversos países e para todos os gostos de qualquer cinéfilo. Nesta edição, os filmes serão distribuídos em mais de 30 espaços, entre cinemas , espaços culturais e museus, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Leia também: Inflada, Mostra elege tolerância como tema e quer ser defesa da arte no País

O filme
Divulgação
O filme "O Padre e a Moça" deve ser exibido gratuitamente no vão do MASP; ator Paulo José será homenageado




A Mostra Internacional de Cinema apresenta também algumas produções selecionadas nas seções da "Competição Novos Diretores" , que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas, e "Perspectiva Internacional" , que apresenta títulos recém-premiados e trabalhos de diretores já consagrados. 

Leia também: Festival de Cinema de Veneza abre temporada de candidatos ao Oscar

Para os amantes das telonas que não querem perder o melhor do festival, o iG Gente preparou uma superseleção de 10 títulos imperdíveis que serão exibidos gratuitamente na 41ª Mostra. Confira abaixo e anote na sua agenda para não perder:

"Ana, Meu Amor" (Ana, Mon Amour)

Diretor: Calin Peter Netzer

Onde/Quando: RESERVA CULTURAL - SALA 2 (19/10 - 17h50)

O longa, que é a nova produção do diretor do filme " Instinto Materno " (2014), conta a história de Ana, uma jovem que tem um leve transtorno mental e sofre de ataques de pânico. Enquanto tenta superar seus medos, ela mantém um relacionamento com Toma. Depois que consegue entender o seu papel como mulher, ela deixa o namorado, que precisa entender a tempestade pela qual passou. A produção foi vencedora do prêmio de contribuição artística para a montadora Dana Bunescu no Festival de Berlim .

Cena do filme
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do filme "Ana, Meu Amor"




"Lucky"

Diretor: John Carroll Lynch

Onde/Quando: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1 (20/10 - 15h30)

Este foi um dos últimos trabalhos do ator norte-americano, Harry Dean Stanton . O filme conta a jornada espiritual de um ateu de 90 anos e dos personagens que habitam uma cidade no deserto. No fim da vida, o protagonista é empurrado para uma jornada de autoexploração rumo à iluminação. O longa foi vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Locarno .

Cena do filme
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do filme "Lucky"



"Zama"

Diretor: Lucrecia Martel

Onde/Quando: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1 (22/10 - 20h45)

Atenção amantes do cinema argentino: este é o representante do país para concorrer ao prêmio de filme estrangeiro no Oscar no próximo ano. Dirigido pela renomada cineasta, Lucrecia Martel , o filme conta a história de Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, que espera por uma carta do rei concedendo-lhe a transferência da cidade onde está para um lugar melhor - até perceber que a correspondência nunca irá chegar.

O longa
Divulgação / 41ª Mostra
O longa "Zama"



Você viu?

"Em que Tempo Vivemos?" (Where Has The Time Gone?)

Diretores: W.Salles, A.Fedorchenko, M.Bhandarkar, J.Zhangke e J.X.T.Qubeka

Onde/Quando: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1 (24/10 - 21h15)

Esta é uma produção realizada por cinco cineastas diferentes, cada um representando um país do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China). O Brasil é representado por um nome de peso: Walter Salles , o mesmo de " Central do Brasil "e " Diários de Motocicleta ". O longa traz histórias diferentes, representativas de cada região, que se entrelaçam por um único sentimento: o amor.

Cena de
Divulgação / 41ª Mostra
Cena de "Em que Tempo Vivemos?"


"The Square"

Diretor: Ruben Östlund

Onde/Quando: CINE CAIXA BELAS ARTES SALA 3 (25/10 - 21h20)

O longa foi o grande vencedor da " Palma de Ouro ", no Festival de Cannes deste ano, e conta a história de Christian, um respeitado curador de um museu de arte contemporânea. O filme tem como proposta trazer ao público a discussão a respeito do universo das artes plásticas, quando o protagonista enfrenta situações adversas para promover sua próxima exposição, a "The Square", que o levam diretamente para uma crise existencial.

Cena do longa
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do longa "The Square"


"As Boas Maneiras" (Good Manners)

Diretora: Juliana Rojas e Marco Dutra

Onde/Quando: CINESESC (26/10 - 21h20)

O longa foi o grande vencedor na categoria de "Melhor Filme"do Festival de Cinema do Rio de Janeiro deste ano. A história traz Clara, uma solitária enfermeira que vive na periferia de São Paulo, que cria um forte vínculo com Ana, após ser contratada pela mulher para ser babá de sua criança que está para nascer. O filme também foi o vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno .

Cena do filme
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do filme "As Boas Maneiras"


"Happy End"

Diretor: Michael Haneke 

Onde/Quando: PLAYARTE SPLENDOR PAULISTA (27/10 - 19h50)

Esta é a nova produção do diretor austríaco, Michael Haneke , conhecido pelo filme " Amor " (2012). A história mostra a realidade de uma família cujo maior laço é a incomunicabilidade existente entre eles, além da grande importância que dão aos seus interesses pessoais para tocarem as relações do cotidiano. 

O longa
Divulgação / 41ª Mostra
O longa "Happy End"será um dos exibidos na mostra Internacional de Cinema




"Não me Ame" (Love Me Not)

Diretor: Alexandros Avranas 

Onde/Quando: CIRCUITO SPCINE LIMA BARRETO - CCSP (27/10 - 16h)

O diretor da aclamada produção grega " Miss Violence " (2013), Alexandros Avranas, traz a história de um casal que contrata uma jovem imigrante para ser barriga de aluguel e a trazem para morar com eles.  As coisas parecem bem até a esposa morrer durante um acidente de carro depois de discutir com a jovem que estava gerando o bebê. 

Cena do filme
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do filme "Não me Ame"



"Aos Teus Olhos" (Liquid Truth)

Diretora: Carolina Jabor

Onde/Quando: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5 (28/10 - 15h40)

Essa produção traz à tona temas delicados que estampam as notícias no nosso dia-a-dia, como a questão do bullying , as fake news e, também, o propósito das redes sociais . A história traz um jovem professor de natação acusado pela família de um garoto de sete anos de ter dado um beijo na boca da criança durante uma aula. O rapaz - mesmo antes de terminadas as investigações - tem sua moral massacrada e as consequências deste ato são gigantescas. 

Cena do filme brasileiro
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do filme brasileiro "Aos teus Olhos"


"Loveless"

Diretor:  Andrey Zvyagintsev

Onde/Quando: CINEARTE 1 (28/10 - 21h50)

Representante da Rússia na briga pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Loveless” venceu o prêmio de melhor filme do júri do Festival de Cinema de Londres  de 2017, além de ter sido exibido também no Festival de Cannes deste ano. A história mostra o desaparecimento de uma criança de 12 anos durante o processo de divórcio de seus pais, que acabam o deixando de lado em pról à preocupação de retomarem a própria felicidade. 

Cena do longa
Divulgação / 41ª Mostra
Cena do longa "Loveless"


Leia também: Arrecadação de filmes nos Estados Unidos é a mais fraca em 11 anos

Você pode conferir toda a programação da 41ª Mostra Internacional de Cinema no  site oficial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!