Em 1969, o mundo presenciou o nascimento do Aerosmith. Isso porque, naquele ano, os integrantes de duas bandas se conheceram em uma lanchonete de Sunapee, em New Hampshire, Estados Unidos. Foi nessa ocasião que Steven Tyler , então vocalista da banda Chaim Reaction, conheceu o trabalho dos garotos da Jam Band. Mais especificamente, do guitarrista Joe Perry e do baixista Tom Hamilton .
Leia também: A invasão das divas pop no Rock in Rio
Desse encontro, nasceu o embrião do que seria o Aerosmith alguns anos depois. A formação da banda completou-se com a entrada de Ray Tabano e do baterista Joey Kramer . Ambos eram velhos conhecidos de Steven, tendo nascido na mesma cidade que o vocalista e até estudado na mesma escola.
Leia também: Os 10 melhores shows da história do Rock in Rio
Tempos depois, Ray foi substituído por Brad Whitford , completando assim a formação clássica da banda que o público conhece. O nome fora sugerido por Joey Kramer e, de acordo com algumas entrevistas que o músico deu sobre o assunto, não tem nenhum significado específico ou especial. Ele gostava de escrever essa palavra em seus cadernos de escola.
Com alguns shows em casas noturnas em Boston, o grupo ficou rapidamente conhecido e, no ano de 1972, assinou um contrato com a gravadora Columbia Records. Desse contrato, surgiu o álbum de estreia, intitulado “Aerosmith”. Embora tenha sido um fracasso de vendas no lançamento, alcançou a dupla platina (2 milhões de unidades vendidas) posteriormente. Neste álbum, foram lançados o single Dream On e clássicos como Mama kin , Somebody , Movin' Out e One Way Street .
Após a turnê de estreia, veio o segundo álbum, “Get Your Wings”, em 1974. Ele também não foi um sucesso de vendas, mas chegou às 4 milhões de cópias vendidas tempos depois. Somente com o lançamento de “Toys in the Attic”, em 1975, que os músicos se tornaram astros do rock internacional - e começassem a colecionar momentos memoráveis, que entrariam para a história do rock mundial, enterrando de vez o passado em que os integrantes da banda dividiam um pequeno apartamento e faziam pequenos furtos em supermercados para sobreviver.
Sucesso
Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, a banda gravou 15 álbuns de estúdio, cinco trabalhos gravados ao vivo e mais de 60 singles. Além disso, são bastante lembrados por terem grandes recordes em suas carreiras, como: mais de 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, tornando-se a banda americana com mais discos vendidos da história - acumulando numerosas certificações em ouro e platina.
Outro ponto em que a banda se destaca é o seu pioneirismo. No ano de 1986, a banda fez uma parceria com o Run DMC na música Walk This Way . Na época, isso causou bastante burburinho no mundo da música, pois não eram comum que bandas de estilos diferentes fizessem trabalhos juntos. Além disso, essa foi a primeira parceira da história entre uma banda de rock e uma banda de hip-hop.
O sucesso da banda é tamanho que ela ficou eternizada nos principais expoentes da cultura pop. Além ter sido a primeira banda a ser animada para fazer uma participação especial no desenho “Os Simpsons”, foi (e ainda é) a primeira banda a emprestar seu nome e suas canções para uma montanha russa! Localizada na Disney, a atração foi batizada de "Rock in Roller Coaster" e tem trilha sonora da banda. Além disso, as luzes são distribuídas como se fizessem parte de um show de rock.
Leia também: Rock in Rio foi de sonho ambicioso ao maior festival do Brasil
Mesmo tanto sucesso não faz com que as brigas não aconteçam. Steven Tyler e Joe Perry são donos de personalidades explosivas - e estão sempre brigando nos ensaios da banda. Tanto que, em 2016, Perry chegou a sair da banda, mas voltou após uma declaração de Tyler, afirmando que, apesar das brigas, ele o amava. Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, a banda já se separou cinco vezes - mas, como Tyler costuma se gabar, sempre volta depois.
Última turnê
Presente no Rock in Rio 2017, o Aerosmith anunciou que a participação no grande evento da música fará parte da turnê “Aero-Vederci Baby!”, que será a última da banda - uma espécie de despedida -, e que ela deverá durar “indefinidamente”, nas palavras de Steven Tyler. A turnê também passará por Porto Alegre, em 11 de outubro; São Paulo, no dia 15 de outubro; e Recife, em 21 de outubro.