O Festival de Veneza premiou, no último sábado (09) os melhores filmes exibidos durante a competição. O elogiado “ The Shape of Water ”, de Guillermo del Toro, levou o Leão de Ouro de Melhor Filme. O longa marca o retorno de del Toro a boa forma no gênero da fantasia, e conta com boas atuações de Sally Hawkins e Doug Jones, que já trabalhou com o diretor em “O Labirinto do Fauno”.
Leia também: Festival de Cinema de Veneza abre temporada de candidatos ao Oscar
No filme de Guillermo del Toro , Elisa (Hawkins) é zeladora de uma instalação do governo que faz experiências com seres humanos. Ela se aproxima de um ser meio anfíbio mantido no laboratório, e vai tentar salvá-lo de seu cativeiro no local. Dirigido e escrito por del Toro, o filme estreia no Brasil em janeiro de 2018.
Leia também: Guillermo del Toro é destaque no segundo dia do Festival de Cinema de Veneza
O melhor roteiro ficou por conta de “ Tree Billboards Outside Ebbing, Missouri ”, escrito e dirigido por Martin McDonagh. Estrelado por Francis McDormand , o longa conta a história de uma mulher que, ao ver o descaso da polícia para investigar o assassinato de sua filha, passa a pressionar e questionar as autoridades locais, instalando três letreiros na entrada da cidade.
“Foxtrot”, uma co-produção entre Israel, Alemanha, França e Suíça, levou o prêmio do júri, presidido por Annette Bening.
Vendedores
Confira a lista de vencedores da mostra principal:
Leão de Ouro
The Shape of Water, de Guillermo del Toro
Grande Prêmio do Júri
Foxtrot, de Samuel Maoz
Melhor Diretor
Xavier Legrand, por Jusqu’à La Garde
Melhor Atriz
Charlotte Rampling, por Hannah
Melhor Ator
Kamel El Basha, por The Insult
Melhor Roteiro
Martin McDonagh, por Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Prêmio Especial do Júri
Sweet Country, de Warwick Thornton
Prêmio Marcello Mastroianni (ator/atriz revelação)
Charlie Plummer, por Lean on Pete
O Festival de Veneza teve início no dia 31 de agosto e, além de Guillermo del Toro , exibiu filmes de George Clooney , Alexander Payne, Darren Aronofsky e Abdellatif Kechiche.
Leia também: "Three Billboards" brilha e vira um dos favoritos em Veneza