É comum ver o lançamento de dezenas de tributos para um grande artista após a sua morte, mas revisitar os trabalhos de nomes ainda vivos – e que ainda estão na ativa – não é tão raro. Lendas vivas quando o assunto é música, como Paul McCartney, Madonna, Metallica, já receberam diversas homenagens as suas composições. Conheça 15 artistas que receberam tributos ainda vivos.
Leia também: Não é só Anitta! Confira outros artistas que tentaram carreira internacional
Aerosmith
Formada durante a década de 1960 em um momento de grande efervescência cultural, em pouco tempo o Aerosmith despontou e passou a influenciar outras bandas. Anos depois do lançamento do CD Night in The Ruts de 1979, a banda recebeu o tributo Right in The Nuts em 2000 feito por vários artistas do movimento stoner rock , nascido em meados da década de 1990 misturando influências do metal à música psicodélica.
Bob Dylan
Mesmo com outros cinco álbuns gravados em sua homenagem , as composições de Bob Dylan originaram um disco quadruplo em comemoração aos seus 50 anos de carreiras completados em 2012. Com dezenas de músicos convidados que abrangiam todos os gêneros, como Pete Townshend do The Who, Ziggy Marley, Adele, Miley Cyrus e Maroon 5, Chimes of Freedom tem 76 faixas no total, contando com os bônus do lançamento digital.
Edu Falaschi
Veterano e um dos nomes mais influentes da cena do metal nacional, Edu Falaschi foi homenageado com um tributo enaltecendo seus 25 anos de carreira, A New Lease of Life: 25th Anniversary Tribute – Edu Falaschi foi lançado em duas partes. O músico que atualmente lidera o Almah fez fama internacional com sua passagem pelo Angra. O álbum era composto sobretudo por covers de bandas brasileiras com convidados especiais de fora.
Iron Maiden
Com mais de quarenta anos de carreira, Iron Maiden é um dos principais nomes do metal da história. A banda já coleciona doze álbuns de tributo que foram feitos ao longo dos anos enquanto ainda estavam na ativa. Um dos principais foi lançado em 2005 intitulado Numbers From The Beast , celebrando os 25 anos dos primeiro trabalho que fizeram e músicos de bandas que são tão grandes quanto eles próprios, como AC/DC, Motörhead e Black Sabbath, para citar alguns nomes.
Leia também: Dez livros essenciais para quem gosta de música
Kiss
Performáticos, extravagantes e marcantes. Desde seu surgimento o Kiss revolucionou um segmento do mercado musical apresentando um estilo impactante que se tornaria uma verdadeira lenda. Seu impacto foi rapidamente reconhecido e a banda logo ganhou tributos de outros músicos que a admiram. Dentre os cinco álbuns já feitos para eles se destacam as contribuições de Dee Snider, do Twisted Sister, e do Nirvana, uma vez que Kurt Cobain admitia ser fã do grupo.
Madonna
Não é preciso explicar que se não fossem as músicas de Madonna, o pop jamais seria como o conhecemos hoje. A cantora mudou os rumos culturais desse mercado e, claro, já recebeu incontáveis homenagens durante sua carreira. Já foram lançados 56 álbuns que fazem tributo ao seu trabalho – em todos os anos entre 1999 e 2011 foram feitos discos honrando a extensão de sua obra nos mais variados moldes, estilos e com centenas de participantes e interpretes.
Metallica
No mundo do metal , Metallica é um verdadeiro mito. Seu reconhecimento não é de agora – pelo contrário, a banda não demorou a ser destaque no universo da música. Ao longo dos anos o grupo já foi honrado com 13 tributos que abrangiam diversos ritmos e sonoridades. Entretanto, Metallic Attack: The Ultime Tribute é o de maior relevância. Lançado em 2005 com uma série participações especiais, a faixa cover de “Whiplash”, regravada pelo Motörhead, ganhou um Grammy como Melhor Performance de Metal do ano.
Milton Nascimento
Dono de uma voz inconfundível e com composições clássicas da MPB, Milton Nascimento é mundialmente reconhecido como um dos maiores artistas da música no Brasil. Em 2015 o projeto Mil Tom se propôs a recriar trabalhos emblemáticos de sua carreira com as vozes da atualidade de diversos estilos, como Karol Conka, Rashid e A Banda Mais Bonita da Cidade.
Nine Inch Nails
Chegando perto dos trinta anos de estrada, com um total de 11 trabalhos já lançados, o Nine Inch Nails já recebeu 12 álbuns de tributo no tempo em que a banda existe. Somente em 2001 a banda foi homenageada com três discos: Re-Covered, Closer to the Spiral e The Broken Machine.
Paul McCartney
Seja pelo tempo em que fez parte dos Beatles seja em carreira solo, Paul McCartney é uma personalidade singular no mundo da música. The Art of Paul McCartney , tributo com mais de trinta faixas levou mais de uma década para ficar completo e, para honrar a importância dos trabalhos de Paul, grandes artistas foram selecionados, entre eles Bob Dylan, Kiss, Alice Cooper e muitos outros. O álbum especial foi lançado em diferentes formatos incluindo uma versão em vinil e contava com 34 faixas regulares e oito bônus que eram exclusivos de determinados sites e plataformas.
Raimundos
Ainda na ativa e com uma bagagem respeitável de músicas que foram sucesso por todo o Brasil na década de 1990, os Raimundos receberam um tributo de artistas da nova geração – Vanguart, Moveis Coloniais de Acajú, Daniel Groove e mais – que regravam as faixas de seu primeiro álbum, com músicas como “Puteiro em João Pessoa” e “Selim”, para o CD Raimundos 20 Anos: Eu Quero É Rock .
Rita Lee
Em comemoração aos 70 anos de carreira de Rita Lee, pioneira da música brasileira que marcou seu nome na história do rock nacional, Lulu Santos fará um tributo a ela revisitando as músicas mais icônicas de seu repertório. O projeto do álbum ainda não foi lançado, apenas seu primeiro single, “Ovelha Negra”.
Sepultura
Reconhecido como uma das bandas de metal mais – se não a mais – importantes do Brasil e com relevância no cenário internacional, o Sepultura agrega fãs ao redor de todos os continentes mundo. Ao longo de sua carreira o grupo recebeu dois álbuns de tributos as suas músicas: World of Pain , de 1999, e Sepulchral Feast, de 1998. Ambos reuniram bandas de vários países diferentes, como Grécia, por exmeplo, para homenagear os brasileiros para regravar alguns dos maiores sucessos do Sepultura.
Skank
É impossível conhecer um brasileiro que nunca tenha ouvido pelo menos uma das músicas do Skank. Em homenagem aos 25 anos de carreira da banda um projeto reuniu as novas vozes do cenário nacional, como Anavitória e Quarup, para darem uma cara nova para as faixas que já são sucesso. Dois Lados foi disponibilizado nas plataformas digitais em duas partes para serem ouvidas e baixadas de forma totalmente gratuitas.
Leia também: As 10 melhores trilhas sonoras do cinema
Titãs
A música brasileira deve muito à influência dos Titãs. Com mais de trinta anos de carreira e dezenas de músicas que ajudaram a definir a identidade do rock nacional, a banda ganhou um tributo, com o nome de O Pulso Ainda Pulsa , em referência a uma de suas letras mais populares, com 32 faixas regravadas por 32 artistas nacionais independentes que são promessas para despontar no mercado cultural.
U2
Comemorando os 20 anos do álbum Achtung Baby, em 2011 o U2 ganhou um tributo de releitura do próprio trabalho – do qual, inclusive, participaram regravando “Even Better Than the Real Thing” – encomendado a pedido da revista Q. Com convidados de peso como Jack White, The Killers, Depeche Mode e Nine Inch Nails, as vendas digitais das músicas do álbum intitulado AHK-toong BAY-bi Covered foram convertidas para uma ONG irlandesa – nada mais a cara da banda do que isso.
Leia também: Rihanna e U2 fazem participação especial em novo álbum de Kendrick Lamar