A personagem Ivana , interpretada por Carol Duarte na novela "A Força do Querer" , tem gerado muita polêmica por conta de sua identidade de gênero. Na trama, ela não se identifica como mulher e vem descobrindo isso aos poucos. Mas essa não é uma história nova no entretenimento: desde 2014, a série do Amazon Prime Video "Transparent" vem contando a trajetória de um professor universitário que também não se identifica como homem.

Leia também: Quarta temporada de "Transparent" ganha trailer e data de estreia; assista

Em
Reprodução
Em "Transparent", Jeffrey Tambor interpreta um ex-professor universitário que se identifica como mulher

A série foca em Maura Pfefferman (Jeffrey Tambor), uma professora universitária aposentada, nascida como Morton Pfefferman, que finalmente conta à família que se identifica como mulher. "Transparent" gira em torno da personagem e da família, formada por três irmãos, tentando se adaptar à nova realidade.

Leia também: Sexo, obsessão, feminismo e arte caminham juntos em “I Love Dick”

Ao contrário de "A Força do Querer", a série não mostra desde o começo toda a história de Morton e como ele se tornou Maura. A trama começa com a professora se assumindo para a família e com os filhos e sua ex-esposa tendo que lidar com a novidade.

Já na novela de Glória Perez, a história de Ivana é contada desde o começo. Os primeiros capítulos mostraram como a personagem não se adequava a seu gênero, mas não percebia isso.

Durante a trama, ela vai tentando se envolver com garotos, usar maquiagem e vestir roupas mais femininas, principalmente pressionada pela mãe, mas não se sente bem com aquilo. É só na fase atual da novela que Ivana se dá conta de que não se identifica como mulher. O folhetim mostra de maneira bem didática como aconteceu esse estalo.

Já "Transparent" foca em outros aspectos. A série não gira muito em torno das decisões de Maura e de sua relação com a identidade de gênero, mas sim em como isso afeta a vida de sua família. A história da protagonista é, na verdade, um pano de fundo para as histórias de seus filhos Sarah (Amy Landecker), Josh (Jay Duplass) e Ali (Gaby Hoffmann).

Reações

Na série do Amazon Prime Video, as reações em relação a Maura são, em maioria, bem positivas. Ela é aceita pela família e ainda ajuda sua filha Ali a lidar melhor com sua sexualidade (em alguns momentos da série, ela se envolve com homens, em outros, com mulheres).

Leia também: Carol Duarte sobre Ivana em “A Força do Querer”: “ninguém a entendeu ainda”

Carol Duarte interpreta a personagem Ivana em
Reprodução/Globo
Carol Duarte interpreta a personagem Ivana em "A Força do Querer"

Em "A Força do Querer", vem se desenhando o contrário. Ivana tem o apoio de sua prima Simone (Juliana Paiva), mas a tendência é de que seus pais, Eugênio (Dan Stulbach) e Joyce (Maria Fernanda Cândido), não a aceitem.

A grande diferença entre as abordagens da questão de identidade de gênero em "Transparent" e "A Força do Querer" é a intenção de cada uma das histórias. Enquanto a novela tem uma função claramente didática, de explicar o assunto, pregar respeito e tentar induzir a diminuição no preconceito, a série já parte do suposto de que isso é uma questão mais aceita pela sociedade. Apesar de também mostrar Maura sofrendo preconceitos, a trama se preocupa mais em mostrar um drama familiar em vez de focar em um drama individual.

Com Jeffrey Tambor, a quarta temporada de "Transparent" estreia no dia 22 de setembro no Amazon Prime Video, que também tem todos os outros episódios da série disponíveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!