Um dos gêneros mais excitantes da literatura é a literatura musical . Com obras focadas em grandes artistas e resgatando movimentos musicais importantes, essa área tem atraido cada vez mais leitores – e gerando materiais cada vez melhores.

Leia também: Dez novos autores brasileiros para ficar de olho

Literatura musical:
Divulgação
Literatura musical: "Meet Me in the Bathroom", de Lizzy Goodman, conta a história do rock em Nova York nos anos 2000

Na lista abaixo, o iG separou 10 títulos de literatura musical essenciais para quem gosta de música. Veja:

"Meet Me in the Bathroom: Rebirth and Rock and Roll in New York City 2001-2011"

O livro de Lizzy Goodman conta as várias histórias de bandas de rock que se estabeleceram em Nova York nos anos 2000. Sob o ponto de vista de nomes como Julian Casablancas, Karen O, Ezra Koenig e outros artistas que se destacaram na época, o livro narra como a música mudou a cidade e como a cidade foi responsável pelo reforço do rock na década passada. A obra ainda não foi publicada no Brasil e não tem tradução em português, mas está disponível em formato digital na Amazon, em inglês.

"Cheguei Bem A Tempo de Ver o Palco Desabar"

O livro de Ricardo Alexandre conta a história do rock brasileiro entre os anos de 1993 e 2008. Para isso, o autor escreve 50 causos envolvendo bandas como Charlie Brown Jr., Chico Science & Nação Zumbi, Planet Hemp, Mamonas Assassinas, Raimundos, Skank e outras. O livro foi uma das bases do documentário "Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94", também dirigido por Ricardo Alexandre, que conta a história do selo e sua importância para o rock brasileiro nos anos 1990.

Leia também: Temer, FHC, Sarney e o flerte à brasileira entre política e literatura

"Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80"

undefined
Divulgação

"Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80"

Antes de contar a história do rock nos anos 1990 e 2000, Ricardo Alexandre descreveu como era a cena brasileira nos anos 1980, no fim da ditadura militar. O livro conta como o gênero virou um fenômeno de massa no País e invadiu a TV e o rádio. Além disso, a obra também conta como o rock foi decaindo ao longo dos anos e chegou ao final da década muito diferente de como começou. O livro foi lançado originalmente em 2002 e passou anos fora das prateleiras, mas foi relançado em 2013.

"Heavier Than Heaven: Mais Pesado que o Céu"

Escrito por Charles R. Cross, o livro conta a história completa da vida de Kurt Cobain, de seu nascimento ao suicídio em 1994. A biografia é uma das mais completas do vocalista do Nirvana e mostra detalhes importantes da vida do cantor, como sua relação familiar, a sua infância e adolescência, a vida na banda e o relacionamento com Courtney Love, com quem Cobain era casado quando morreu. O livro foi lançado originalmente em 2001, já foi traduzido para o português e ainda está disponível em livrarias e em formatos digitais.

"A Divina Comédia dos Mutantes"

O livro de Carlos Calado conta a história dos Mutantes, banda formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias em 1966. Além de contar a trajetória profissional do grupo, o livro relembra os causos a juventude do trio, os bastidores, o namoro entre Rita e Arnaldo e as carreiras solo dele, chegando até os anos mais recentes e a tentativa de suicídio de Arnaldo Baptista. Apesar de Os Mutantes ser o foco, a obra também fala do movimento tropicalista, que completa 50 anos neste ano. O livro foi publicado em 1995 e está disponível em edições antigas.

Reprodução
"A Divina Comédia dos Mutantes" conta a história de uma das bandas mais importantes da história da música brasileira

"Uma História do Samba: As Origens"

Escrito por Lira Neto, o livro é o mais recente da lista: foi lançado em fevereiro deste ano. O historiador, famoso por sua trilogia contando a biografia de Getúlio Vargas, vai a fundo na história do samba no Brasil. Para isso, ele reúne uma série de materiais históricos, além da história oral do ritmo mais característico do País. O volume lançado neste ano é o primeiro de três e conta desde as origens do samba ao primeiro desfile de escolas de samba no Rio de Janeiro. O livro está disponível nas livrarias e em formato digital.

"Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova"

Um dos livros mais conhecidos de Ruy Castro reconstitui a vida boêmia carioca que deu origem à Bossa Nova, um dos movimentos mais importantes da história da música brasileira. O autor ouviu nomes fundamentais do gênero para recontar histórias protagonizadas por artistas do calibre de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf e Elis Regina. O livro foi lançado originalmente em 1990, mas ainda está disponível nas livrarias.

"Our Band Could Be Your Life: Scenes from the American Indie Underground, 1981–1991"

undefined
Divulgação

"Our Band Could Be Your Life: Scenes from the American Indie Underground, 1981–1991"

O livro de Michael Azerrad conta a história de 13 bandas que fizeram sucesso na cena underground dos Estados Unidos entre os anos de 1981 e 1991. Cada capítulo da publicação foca em uma banda diferente, sendo elas Black Flag, The Minutemen, Mission of Burma, Minor Threat, Hüsker Dü, The Replacements, Sonic Youth, Butthole Surfers, Big Black, Dinosaur Jr., Fugazi, Mudhoney e Beat Happening. Usando músicos e pessoas da indústria como fonte, o autor conta como essas bandas existiam no cenário underground e o caminho que elas fizeram até o mainstream. O livro não foi publicado no Brasil e não tem tradução em português, mas está disponível em formato digital na Amazon, em inglês.

Leia também: Literatura asiática: conheça 10 livros para descobrir a cultura do oriente

"Só Garotos"

A autobiografia de Patti Smith é o livro mais importante para quem quer entender um dos nomes mais interessantes do punk nos anos 1970. A obra conta a história de vida da artista sob sua própria perspectiva, mas, além disso, traça um panorama do gênero naquela época e mostra as dificuldades que as mulheres enfrentavam no meio. A história de amor entre Patti e o fotógrafo Robert Mapplethorpe é o pano de fundo do livro, que foi traduzido para o português e publicado no Brasil em 2010.

"A Garota da Banda"

Um dos títulos recentes mais importantes da literatura musical é "A Garota da Banda", autobiografia de Kim Gordon. No livro, a artista conta sua trajetória profissional e a vida pessoal, com foco no período em que foi integrante do Sonic Youth. Em paralelo, ela fala sobre seu casamento com Thurston Moore, também membro da banda, e o fim do casamento e da banda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!