A literatura brasileira sempre foi muito rica e teve autores consagrados como Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade.

Leia também: Literatura performática: novo gênero ou característica da arte?

Sheyla Smanioto é autora de
Divulgação
Sheyla Smanioto é autora de "Desesterro", romance vencedor dos prêmios da Biblioteca Nacional, Jabuti e Sesc de Literatura

Muita gente acredita que o País teve uma queda de qualidade na produção cultural nas últimas décadas, mas uma série de autores tem mantido o nível da literatura brasileira com ótimas e instigantes obras.

Na lista abaixo, o iG reúne 10 escritores da nova geração para você prestar atenção. Veja:

Bruna Beber

A fluminense Bruna Beber é conhecida por seus poemas e chama a atenção no cenário literário nacional há anos. Entre seus maiores trabalhos, estão "Rapapés & Apupos" e o recente "Rua da Padaria", elogiado livro lançado em 2013.

Reconhecida internacionalmente, a autora já teve poemas publicados em antologias e sites na Alemanha, Argentina, Espanha, Itália, México e Portugal. Ela ainda representou o Brasil na  Göteborg Book Fair, na Suécia, em 2014.

Ana Martins Marques

A mineira Ana Martins Marques também já está entre os nomes mais promissores da literatura brasileira há alguns anos, mas vem ganhando cada vez mais destaque com seus trabalhos. Graduada em Letras e doutora em literatura comparada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a poetisa lançou os livros "A vida submarina" (Editora Scriptum, 2009), "Da arte das armadilhas" (Companhia das Letras, 2011), "O livro das semelhanças"(Companhia das Letras, 2015) e "Duas janelas" (Luna Parque, 2016).

A escritora foi premiada no Brasil e reconhecida no exterior. Além de receber prêmios em Belo Horizonte e em outros estados brasileiro por seu trabalho, ela foi a terceira colocada no Prêmio Oceanos de 2016 com "O livro das semelhanças".

Tatiana Salem Levy

Nascida em Lisboa, mas filha de brasileiros, Tatiana Salem Levy é mestre em estudos literários pela PUC-Rio e concluiu o doutorado na mesma universidade. Seu primeiro romance, "A Chave de Casa", foi lançado em 2007 e traz elementos autobiográficos. O livro ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2008.

Tatiana ainda ganhou outros três prêmios: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, em 2013; Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil, em 2015; e English Pen Translate, em 2015. Além de "A Chave de Casa", ela já publicou "Dois Rios" (2011), "Paraíso" (2014) e "O Mundo Não Vai Acabar", em maio deste ano.

Rafael Gallo

O paulista Rafael Gallo é um dos novos autores mais promissores da cena literária brasileira. Ele é autor da coletânea de contos "Réveillon e outros dias", publicada em 2012, e  do romance "Rebentar", que saiu em 2015, ambos pela editora Record. Além disso, ele tem contos publicados em revistas e antologias.

Leia também: As razões da Academia Sueca para premiar Bob Dylan com o Nobel de Literatura

Rafael Gallo é um dos jovens autores premiados no Brasil
Divulgação
Rafael Gallo é um dos jovens autores premiados no Brasil

Apesar de ser um nome novo, Gallo já é bastante reconhecido no País: seus dois livros foram finalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura no Brasil. Além disso, "Réveillon e outros dias" venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012 e "Rebentar" levou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2016.

Julián Fuks

O paulistano Julián Fuks vem chamando a atenção há pelo menos uma década, mesmo com poucos livros publicados. Em toda sua carreira, ele publicou quatro livros: "Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu", "Histórias de literatura e cegueira", "Procura do romance" e "A resistência", seu mais recente.

Desses, três livros foram premiados. "Histórias de literatura e cegueira", de 2007, foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio Portugal Telecom, enquanto "Procura do romance" também chegou à final de ambos os prêmios e do Prêmio São Paulo de Literatura. Com "A Resistência", de 2015, ele finalmente ganhou o Prêmio Jabuti e ficou em segundo no Prêmio Oceanos.

Natalia Borges Polesso

A gaúcha Natalia Borges Polesso é mestre em Letras pela UCS (Universidade de Caxias do Sul) e estudiosa da obra da romancista Tânia Faillace. Ao todo, ela tem três livros: "Recortes para álbum de fotografia sem gente", "Coração à corda" e "Amora", o mais recente.

Em 2016, ela ganhou o Prêmio Jabuti com "Amora". Antes, em 2013, a escritora levou para casa o Prêmio Açorianos, tradicional no estado do Rio Grande do Sul, por "Recortes para álbum de fotografia sem gente".

Sheyla Smanioto

Uma das mais empolgantes novas autoras do Brasil, Sheyla Smanioto é de Diadema, na Grande São Paulo, e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), estudando a relação entre a experiência do corpo e a escrita.

Em 2015, ela lançou o romance "Desterro", premiado e elogiado no Brasil e no exterior. Com a obra, a paulista venceu os prêmios Jabuti, Sesc de Literatura e o Biblioteca Nacional. Ela ainda foi apontada pela  Forbes como uma das esritoras mais promissoras do País e representou o Brasil no Printemps Littéraire Brésilien e no Salão do Livro de Paris de 2017.

Carol Rodrigues

A carioca Carol Rodrigues estreou na literatura em 2015, com "Sem Vista para o Mar", livro que reúne vários contos curtos escritos por ela. Sua entrada no mundo literário deu tão certo que ela já estreou sendo premiada e reconhecida.

O livro foi o vencedor dos prêmios Jabuti e Clarice Lispector em 2015, além de ter aparecido na lista de vencedores do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional. Agora, a escritora radicada em São Paulo trabalha em seu segundo livro, "Os Maus Modos".

Débora Ferraz

A pernambucana Débora Ferraz é formada em jornalismo pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e escreve desde 2003. Natural de Serra Talhada, no sertão paraibano, ela se mudou para a capital João Pessoa em 2001 para trilhar o caminho acadêmico. Nesse tempo, ela lançou dois livros: "Os Anjos" e "Enquanto Deus não está olhando", o mais recente.

A pernambucana Débora Ferraz
bruno vinelli/divulgação
A pernambucana Débora Ferraz

Foi com o segundo livro que ela venceu os maiores prêmios da carreira, o Prêmio Sesc de Literatura de 2014 e o Prêmio São Paulo de Literatura de 2015.

Jacques Fux

O mineiro Jacques Fux tem uma formação um pouco diferente dos outros escritores:  ele é graduado em matemática e mestre em ciência da computação pela UFMG, doutor e pós-doutor em literatura pela UFMG, pela Universidade de Lille 3 (França) e pela Unicamp, além de pesquisador visitante na Universidade de Harvard.

Leia também: "Dois Irmãos" engrossa lista de livros transformados em minisséries pela Globo

Ele lançou os livros "Antiterapias", "Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor" e "Meshugá". Um dos autores mais promissores da nova geração, o mineiro foi finalista do Prêmio APCA em 2016 e venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2013.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!