Vícios são temas bastante comuns nas produções cinematográficas . Mesmo quando eles não são o foco narrativo propriamente dito, cigarro , drogas e álcool costumam estar presentes. Se em uma primeira análise a recorrência desses elementos não incomoda, em um segundo momento, quando a vida dos personagens começa a ser afetada por seus comportamentos autodestrutivos passa a afetar suas vidas, essa temática chama a atenção dos espectadores.

Leia também: Thriller psicológico "Neve Negra" revela a perversão das relações familiares

Veja dez filmes cujos personagens estão imersos em seus vícios :

"Requiém para um Sonho"

Vício: substâncias ilícitas

Divulgação
"Requiem para um Sonho" fala sobre o abuso de drogas e outras substâncias

O filme "Requiém para um Sonho" acompanha a história de quatro personagens viciados em substâncias ilícitas, como heroína, maconha, MDMA, anfetaminas e estimulantes. Ao longo da película, o espectador vai entendendo como cada vício os afasta de seus sonhos. A obra também mostra como cada um deles se envolveu mais e mais no vício das substâncias, e como isso os levou a passos largos para o fim de tudo.

"Smashed - De Volta a Realidade"

Vício: Álcool

Reprodução
"Smashed"

Um jovem casal compartilha um vício por música, risos e álcool. Conforme o tempo passa, Kate desenvolve um comportamento totalmente antissocial e alcoólatra - o que compromete sua carreira como professora na escola local. É nesse ponto que ela decide procurar um grupo de apoio para viciados em álcool e tentar retomar sua vida, antes que perca tudo o que conquistou ao longo de anos. Essa, contudo, não é uma transformação fácil: outros problemas de sua vida viram à tona nesse momento, e explicarão os motivos pelos quais a jovem começou a beber descontroladamente.

"Spun - Sem Limites"

Vício: metanfetamina

Reprodução
"Spun - Sem Limites"

O filme "Spun - Sem Limites" leva o espectador a uma louca viagem pelo mundo das drogas - mais especificamente, pelo mundo da metanfetamina. O longa mostra a relação de dependência que os usuários desenvolvem com esse tipo de droga, além dos vendedores e até a forma como se comportam os fabrincantes dessa substância ilegal. Há também uma pequena inserção no submundo do sexo em casas de prostituição, mostrando que os personagens são capazes de qualquer coisa para conseguir dinheiro para comprar o entorpecente.

"Pegando Fogo"

Vício: Álcool e drogas em geral

Reprodução
"Pegando Fogo"

Adam Jones é um chef de cozinha, que já foi o mais respeitado de Paris, perdeu todo o seu prestígio por conta de seu envolvimento com álcool e drogas. Depois de um período de isolamento em uma cidade menor, onde esteve em tratamento para se recuperar de seu vício, ele vai à Londres para tentar recomeçar sua carreira na gastronomia. Mas, para isso, ele deverá resistir às tentações do uso de entorpecentes na capital britânica.

Leia também: Títulos aclamados do cinema chegam ao streaming e à televisão em Junho

"Paraísos Artificiais"

Vício: ecstasy, GHB e cocaína

Reprodução
"Paraísos Artificiais"

Érika e Nando se reencontram na Europa muitos anos depois de seu primeiro encontro, quando formaram o trio com Lara, amiga de Érika. Na noite em que passaram juntos, viveram momentos intensos e compartilharam diversas drogas alucinógenas. Contudo, Lara teve uma overdose e morreu naquela noite. Ao se reencontrar com Nando, Érika se recorda de todo o acontecido - mas ele, aparentemente, apagou esse episódio de sua memória.

"Aos Treze"

Vício: entorpecentes inalantes em geral

Reprodução
"Aos Treze"

Uma garota comum vai bem na escola e tem boas notas, mas é impopular. Tudo muda quando ela se torna amiga da menina mais popular do colégio. A partir dessa convivência, a garota é apresentada ao submundo das drogas, do sexo e da automutilação. Essa nova garota se envolve em conflitos com seus antigos colegas, professores e até mesmo com a sua mãe, que não aceita o novo comportamento da filha.

"Trainspotting - Sem Limites"

Vício: heroína, ópio, ecstasy, anfetamina, haxixe, antidepressivos e muitos outros.

Reprodução
"Trainspotting - Sem Limites"

No subúrbio de Edimburgo, quatro jovens mergulham no submundo da cidade para tentar manter seu vício em heroína, enquanto veem suas carreiras profissionais afundando. Enquanto uns deles acabam tornando-se bandidos, outros dão passos largos rumo a autodestruição. "Trainspotting - Sem Limites" é um filme que traz muitos elementos da angústia do dia-a-dia para as telas, e acaba por exacerbá-la, mostrando como os personagens enloquecem com as pressões constantes.

"Pulp Fiction"

Vício: maconha, cocaína e heroína

Reprodução
"Pulp Fiction"

"Pulp Fiction" narra três histórias diferentes, mas que tem pontos de conexão entre si. Em uma delas, um casal de assassinos de aluguel passa por diversas dificuldades enquanto tentam cumprir uma ordem de serviço. A personagem de Uma Thurman bebe, cheira, dança muito e quase tem uma overdose ao cheirar heroína. Apesar de não serem o tema central da película, as drogas estão presentes nas três histórias contadas neste longa de Tarantino.

"Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"

Vício: Consumismo

Reprodução
"Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"

Becky Bloom é viciada em fazer compras. Após se envolver em dívidas de cartão de crédito, ela arruma um novo emprego onde dá dicas de economia e juntar dinheiro para pagar o montante acumulado. Contudo, ela se envolve em uma teia de mentiras por não conseguir parar de fazer novas compras. Para se livrar das cobranças e recuperar a relação com o homem que ama - que também é seu chefe -, ela decide frequentar um grupo de apoio para compradores compulsivos e fazer um grande bazar para se desfazer das peças que não precisa mais.

"Homens, Mulheres e Filhos"

Vício: Tecnologia

Reprodução
"Homens, Mulheres e Filhos"

Leia também: Dos quadrinhos a um blockbuster: relembre a cronologia da Mulher-Maravilha

A história de pessoas com vícios em tecnologia é contada nesse longa. Há um garoto que é viciado em filmes pornográficos na internet - cujo pai apresenta o mesmo comportamento; uma jovem anoréxica que recorre a outras anoréxicas pela internet para obter dicas de como evitar comida; um rapaz viciado em videogames violentos, onde desconta toda a sua frustração por ter sido abandonado pela mãe; uma mãe que rastreia todos os passos online de sua filha; e outra mãe que quer fazer a filha ficar famosa a qualquer custo - mesmo que precise vazar fotos sensuais da garota. Todas essas histórias tem um denominador em comum: a forma como a tecnologia se tornou um vício e a vida virtual passou a afetar a vida real de milhares de pessoas no mundo todo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!