Reprodução
"13 Reasons Why" conta a história da adolescente Hannah Baker, que comete suicídio


A produção “ 13 Reasons Why ”, da Netflix , continua dando o que falar e não sai da boca do povo nas redes, seja como tema de elogios ou críticas . Aproveitando o fato dessa série ter alcançado uma audiência e tanto, o iG Gente resolveu listar nove verdades e apenas uma mentira para os que optaram por buscar, junto dos personagens, a razão do suicídio de Hannah Baker e acompanhar o que envolve a trama do leme ao pontal : desde os bastidores até o impacto causado por ela nas impressões do público. Confira o quanto você sabe!

1. Henry Zaga é brasileiro

O ator Henry Zaga , que está responsável por dar vida ao personagem Brad no elenco de “ 13 Reasons Why ” é brasileiro.  O intérprete, que tem sangue dessas terras tropicais correndo nas veias, apesar de ter o rostinho pouco conhecido, já carrega nomes de peso no currículo de ator. Entre esses, há a participação em “Os Mistérios de Laura”, “Teen Wolf” e no filme “XOXO”, também uma produção original da produtora Netflix . Todo o talento de Henry foi aprimorado na EAB, Escola Americana de Brasília.

2. História baseada em fatos reais

O autor da obra, Jay Asher , publicou um livro em 2007 e deu início ao sucesso de “ 13 Reasons Why ”, que ficou durante oito anos na lista de best-sellers do The New York Times . Depois de emplacar, o enredo chamou a atenção de Selena Gomez , produtora executiva da série, que quis dar cor, cara e vida à história escrita por Asher. Sobre a inspiração do autor, os limites não vão além de fatos reais que o cercavam: a tentativa de suicídio de uma parente próxima o fez desenvolver a narrativa de Hannah em sua cabeça, posteriormente transposta para os papéis. A inspiração para a protagonista, inclusive, tem muitas semelhanças com ela, como a idade. Assim como Hannah, a parente de Jay Asher também era uma estudante de ensino médio.

3. Selena Gomez seria Hannah Baker

Preencher a vaga de produtora executiva foi uma ideia amadurecida por Selena Gomez conforme o tempo foi passando. Inicialmente, o interesse real da atriz era transformar a história de Jay Asher num longa-metragem que seria protagonizado por ela própria. Porém, para Selena, interpretar Hannah em “ 13 Reasons Why ” seria uma distração para a mensagem que a série precisa passar e, por isso, resolveu permanecer nos bastidores da produção da Netflix .

4. Colégio de verdade

Ainda que, após um certo período de tempo, as cenas com o colégio de plano de fundo tenham sido transportadas para serem feitas em um estúdio, a série começou a ser gravada em um colégio que realmente existe, chamado Northern California’s Analy High School , localizado na cidade de Sebastopol , na California , EUA. Um tempo depois do início das gravações da produção da Netflix , o período de férias dos reais alunos da escola acabou e as aulas voltaram, fazendo com que a equipe da série tivesse que migrar para o estúdio.

undefined
Divulgação

Hannah Baker, a protagonista suicida de "13 Reasons Why"

5. Ídolo de Katherine Langford é Lady Gaga

A atriz Katherine Langford , de 21 anos, possui paixões, idolatrias e os diversos sentimentos intensos que fazem parte da realidade de qualquer adolescente, inclusive quando o assunto é algum ídolo da música. No caso dela, a inspiração vem por parte da diva pop Lady Gaga , que ao ficar sabendo da admiração de Katherine, fez um tweet em homenagem à ela e a deixou mega emocionada. De acordo com a protagonista de “ 13 Reasons Why ”, Lady Gaga é inspiradora no sentido literal da palavra. Depois de conhecer o trabalho da cantora, Katherine escolheu a arte como sustento e decidiu seguir carreira na música e na atuação.

6. Cachorros no set de filmagem

Falar de suicídio não é fácil, nem ouvir. Interpretar deve ser ainda mais. Por isso é que nas gravações, a equipe que coordenou e acompanhou a produção dos 13 episódios que contam a história de Hannah Baker permitiu que cachorros entrassem no set de filmagens para entreter, distrair, confortar e aliviar os atores da tensão que o projeto trouxe. A técnica era uma espécie de terapia que era colocada em prática após cenas muito difíceis de gravar.

7. Eternizando a produção

13 Reasons Why ” pode até ser memorável para o público, mas para Selena Gomez , Alisha Boe (Jessica) e Tommy Dorfman (Ryan) é ainda mais. Isso reflete no fato dos três companheiros de trabalho terem tatuado, juntos, um desenho simples, idêntico e no mesmo lugar do corpo, carregando o mesmo significado. Na lateral do braço, na altura do pulso, os três parceiros de equipe tatuaram, por inspiração na trama, um ponto e vírgula, símbolo da luta contra o suicídio, fazendo com que a produção ficasse eternizada não só na mente, mas também no corpo. Na série, o personagem Tony também tem a mesma tatuagem.

8. Audição a distância

A tecnologia está avançando e todos sabem, mas muitas vezes os efeitos dessa evolução nos passam despercebidos. Para Katherine Langford , esse raciocínio veio à tona depois dos testes que atriz fez para interpretar a personagem Jessica ou Hannah , a protagonista, que se aplicaram de uma forma bem diferente da convencional: feitos via Skype .

9. Efeitos mais que positivos

As críticas à um produto cultural sempre vão existir e no caso de “ 13 Reasons Why ” não é diferente. No entanto, não se pode ignorar que o tema levantado para debate pela série tem um papel nobre e que está, pelo menos por enquanto, mostrando resultados em relação a essa objetivo. No Brasil , por exemplo, o Centro de Valorização à Vida - organização sem fins lucrativos que ajuda na prevenção do suicídio - confirmou que os pedidos de ajuda de pessoas com transtornos sérios cresceram 100% desde o lançamento da série.

10. Família: uma inspiração

Clay também tem uma fita para chamar de sua em
Divulgação
Clay também tem uma fita para chamar de sua em "13 Reasons Why"

Dylan Minnete , o Clay , amigo bem próximo de Hannah na série, não só interpretou o personagem, como contribuiu para a formação da personalidade dele. Como inspiração, o ator usou uma referência mega palpável e próxima: para dar à Clay um gosto musical, por exemplo, Dylan usou como espelho as músicas ouvidas por seu próprio irmão.

Mesmo tendo acompanhado tudo de pertinho, a curiosidade bateu para saber qual a mentira sobre" 13 Reasons Why "? Pois Dylan Minnete contribuiu muito para emoldurar Clay e fazer de "13 Reasons Why" um sucesso, mas ele não se inspirou nas músicas ouvidas pelo próprio irmão. Teste ainda mais seus conhecimentos sobre a série na trivia abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!