A fotografia está em todos os lugares atualmente, mas poucas vezes são vistas como um trabalho artístico quando estão fora dos museus. Enaltecendo uma das formas mais antigas de expressão – os retratos – o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) realizará uma exposição homenageando grandes fotógrafos como J. R. Duran, Mario Testino, Bob Wolfenson, Pierre Verger, Klaus Mittledorf e muitos outros que fazem parte do acervo da fundação. A exposição abre na próxima segunda-feira (10) e tem entrada gratuita.

Leia também: Nu artístico empodera, opina fotógrafa que dessexualiza nudez em série de fotos

Exposição sobre importância dos retratos homenageia grandes fotógrafos como Klaus Mittledorf no MAB-FAAP
Divulgação/FAAP
Exposição sobre importância dos retratos homenageia grandes fotógrafos como Klaus Mittledorf no MAB-FAAP

Os retratos

Com a curadoria do professor Rubens Fernandes Junior, a FAAP irá apresentar cerca de 130 trabalhos de grandes fotógrafos brasileiros e internacionais que fazem parte da coleção da faculdade. "O retrato é o primeiro território da fotografia consolidado ao longo dos mais de 170 anos de história. Com este recorte, será possível atestar as diversas mudanças tecnológicas pelas quais passou a fotografia e a série de procedimentos técnicos que alterou profundamente os métodos e os estilos de representação", diz o curador sobre a escolha do tema que sempre foi caro ao universo das artes visuais e, na fotografia, encontrou um novo expoente.

Leia também: SP-Arte: confira os destaques da mostra que reúne galerias do mundo todo

undefined
Divulgação

Bob Wolfenson (São Paulo, SP 1954),"Mariza", 1995,Série Encadernação Dourada

Para abrigar a complexidade o assunto, a mostra será dividida em cinco grupos menores que trabalharão com temas específicos: Clássicos, que trará fotógrafos icônicos do ramo, Moda, Cultura Pop, Artes Visuais e Grupos. Cada área se dedicará a explorar a fundo a forma como a fotografia aborda cada uma das temáticas individuais, porém sempre pautadas com base nos retratos, ponto central da mostra. Vários dos artistas participantes da exposição, como  Erwin Blumenfeld , Bob Gruen,  Klaus Mitteldorf e outros já foram tema de exposições individuais no local.

Leia também: O fenômeno das grandes exposições de arte em São Paulo

Informações

"Retrato - Território da Fotografia" acontecerá entre os dias 10 de abril e 4 de junho no MAB-FAPP , e contará com fotógrafos de renome internacional, tais como Horst P. Horst, Klaus Mitteldorf, Bob Wolferson e Mario Testino . A entrada é gratuita e o museu fica aberto às segundas, quartas, quintas e sextas e os finais de semana. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!