Investigar grandes crimes, descobrir o paradeiro de pessoas misteriosas e até mesmo colocar a sua vida em risco por uma missão maior: isso é o que um espião do cinema está disposto a fazer para cumprir com os seus deveres. Seja um veterano no assunto ou apenas um iniciante, suas histórias rendem muitas emoções para os telespectadores.
Leia também: Lista: os 10 maiores nomes da literatura que já foram adaptados para o cinema
Resgatando os grandes nomes da arte da investigação, confira dez espiões do cinema que fizeram sucesso. Qual é o seu espião favorito?
James Bond
Talvez o mais famoso dos espiões do cinema é James Bond, mais conhecido como o agente 007. Sua vida começou em 1953 quando foi criado pelo escritor Ian Flaming, na literatura. Mas logo o agente ganhou forma e virou um fenômeno do cinema, originando uma franquia de filmes. James Bond é um dos agentes de uma agência de elite britânica e tem que enfrentar diversos desafios que podem ser fatais durante o seu trabalho.
Sherlock Holmes
Também da literatura para as telonas, Sherlock Holmes é um investigador de crimes policiais que invadiu as telonas. Ao lado do seu fiel escudeiro, Dr. Watston, o espião é reconhecido por solucionar problemas como ninguém. Ao lado da ciência e do raciocínio, Holmes põe um ponto final em cada caso que parece jamais ter uma conclusão. O sucesso de Holmes foi tanto que até mesmo uma série televisiva foi criada para homenagear o espião.
Nikita
O título do filme, “Nikita – Criada para matar” já diz muito sobre sua personagem principal. Viciada e membro de uma gangue que acabou sendo presa depois de matar um policial. Entretanto, sua vida não fica mais fácil dentro da prisão, onde é recrutada para trabalhar como assassina para o serviço de inteligência francês. O filme foi estrelado por Anne Parillaud e estreou em 1990, recebendo indicações e prêmios do cinema. A espiã se popularizou e ganhou um remake três anos depois em “A Assassina”, além de ter tido adaptações para a televisão.
Leia também: Quebrando tudo! Mulheres aumentaram protagonismo no cinema em 2016
Salt
Evelyn Salt, interpretada por Angelina Jolie é uma espiã que está sendo torturada na Coreia do Norte por supostamente ser estadunidense. Apesar da resistência, a CIA resolve fazer uma troca de prisioneiros e liberar a profissional. Entretanto, sua identidade é colocada em xeque quando é acusada de ter dupla personalidade e de ser, na verdade, uma russa infiltrada nos Estados Unidos. Assim, Salt embarca em uma jornada buscando proteger a sua vida, a do seu marido e comprovar a verdade em um enredo cheio de surpresas. A história da espiã chegou ao público em 2010 nas telonas.
Ethan Hunt
Tom Cruise encarnou Ethan Hunt no cinema nos filmes da franquia “Missão Impossível”. Baseado na série homônima de TV dos anos 1960, o agente ao lado de seus companheiros de espionagem caem em uma emboscada durante uma missão em Praga, capital da República Checa. O espião acaba descobrindo que apenas ele e outra agente sobreviveram e é acusado de ser traidor por falhar na missão. Assim, Hunt tenta provar a sua inocência em uma missão maior que imaginava.
Jason Bourne
Interpretado por Matt Damon, o filme "Identidade Bourne" que chegou nas telonas em 2002 retrata um homem que acorda sem memória na costa do Mar Mediterrâneo, mas sem saber qual é a sua verdadeira identidade. A única pista que tem em mãos é um chip que estava implantado em seu corpo. Em busca de seu verdadeiro eu, este desconhecido acaba descobrindo que na verdade o seu nome é Jason Bourne e que mora em Paris, mas logo começa a ser perseguido sem entender o motivo. Bourne, então, começa uma caçada para resolver o maior mistério de sua vida: quem é ele mesmo.
Leia também: Confira os 100 melhores filmes do século XXI
As Panteras
Na falta de uma espiã, o filme “As Panteras” trazem três especialistas na arte da investigação. Funcionárias da agência do misterioso Charlie, Natalie Cook (Cameron Diaz), Dylan Sanders (Drew Barrymore) e Alex Munday (Lucy Liu) tem missões orientadas por um viva voz e vivem altas aventuras sem usar uma arma sequer. O longa foi derivado de uma série de 1976 que teve cinco temporadas e chegou às telonas em 2000.
Johnny English
Mas não é só de ação que vive um espião do cinema. O ator famoso por sua interpretação de Mr. Bean ressurge nesta comédia em que interpreta um homem comum que é supreendentemente promovido a espião, Johnny English. Sua missão é investigar um roubo da coroa e joias reais inglesas, mas as coisas não são tão fáceis para o agente que carrega consigo o estigma de ser um desastrado azarado. O filme foi lançado em 2003.
Agente 86
Interpretado por Steve Carrell, Maxwell Smart também é um espião pra lá de atrapalhado. Entretanto, ele encontra a chance da sua vida quando a sede da agência sofre um ataque e faz com que ele seja promovido à categoria de agente 86. Ao lado da agente 99 (Anne Hathaway), eles precisam impedir que a organização criminosa K.A.O.S. não domine o mundo. Assim, ambos embarcam em uma desengonçada aventura de espionagem para salvar o dia.
Leia também: Os 15 filmes mais aguardados do ano de 2017
Os Smiths
Angelina Jolie ataca novamente como uma espiã de classe ao lado do seu ex-marido Brad Pitt. Em “Sr. e Sra. Smith”. Jane e John são um casal matadores de aluguel. O detalhe, porém, é que um não sabe do trabalho do outro, apesar de serem casados e viverem uma vida entediante. Entretanto, tudo muda quando eles recebem um novo chamado das suas respectivas agências que fazem com que eles se encontrem e se aventurem em uma nova missão, um ao lado do outro.