Não param de chover elogios ao filme chileno " Uma Mulher Fantástica ", do diretor Sebastián Lelio, que desponta como um dos favoritos a levar o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim .
Leia mais: Imigração e Trump marcam abertura do Festival de Berlim
Enquanto o painel dos críticos montado pela revista britânica de cinema Screen International para avaliar os postulantes ao Urso de Ouro coloca o longa na liderança, com 3,2 pontos, três órgãos de imprensa internacionais exaltaram a obra latino-americana de forma unânime.
"O quinto longa-metragem de Sebastián Lelio combina um naturalismo urgente com toques fantásticos para alcançar um efeito ocasional impressionante e surpreendente, ajudado por uma vigorosa interpretação da atriz transgênero Daniela Vega", diz a Screen International , que deu a nota máxima de quatro estrelas para "Uma mulher fantástica".
Leia mais: Com 12 filmes brasileiros, Festival de Berlim começa nesta quinta-feira
"É difícil imaginar que o filme sairá de mãos vazias do festival, dada a sua qualidade em todos os aspectos", acrescentou. Já a revista norte-americana The Hollywood Reporter colocou Vega na lista dos "talentos para seguir e descobrir", descrevendo o longa chileno como "uma extraordinária exploração de uma sociedade feminina, da sexualidade e das humilhações que deve sofrer uma cantora transgênero".
O veículo ainda define o filme como "chocante e raivoso, divertido e surrealista, cativante e consolador", e Lelio como "uma estrela ascendente no firmamento dos grandes diretores internacionais".
Mais elogios
A também norte-americana Variety , por sua vez, acredito que o cineasta talvez tenha criado "o mais ressonante e completo exame cinematográfico dos obstáculos que uma transexual precisa superar diariamente". Sobre Vega, a publicação ainda exalta a "atuação forte, expressiva e sutilmente angustiante merece mais do que elogios: trata-se de uma prodigiosa atuação em múltiplos níveis, controlada com perfeita sensibilidade pelo diretor".
Leia mais: Nova geração de cineastas ganha vez no Oscar que redescobre Mel Gibson
"Uma Mulher Fantástica" conta a história da transexual Marina Vidal (Daniela Vega), que passa a ser tratada como suspeita após a morte de seu namorado 20 anos mais velho. O filme estreou no Festival de Berlim e nos próximos meses deve chegar aos cinemas latino-americanos.
Essa não é a primeira vez que Lelio encanta a Berlinale. Em 2013, o chileno levou à capital alemã o filme "Gloria", que faturou o Urso de Prata de melhor interpretação feminina com Paulina García e o "prêmio do júri ecumênico". O vencedor do Urso de Ouro em 2017 será anunciado neste sábado (18), um dia antes do encerramento do Festival de Cinema de Berlim.