As 10 maiores injustiças que o Grammy já cometeu

Beyoncé, Drake, Justin Bieber e até os Beatles já foram injustiçados pela premiação; relembre na lista os grandes erros do Grammy

Todos os anos, os fãs de música ficam ansiosos pelo Grammy . Parte da expectativa é para ver quem vão ser os vencedores, mas parte é para ver os perdedores injustiçados – algo que, sinceramente, acontece praticamente todo ano.

Leia mais: As 10 melhores performances da história do Grammy

Beyoncé protagonizou uma das grandes polêmicas do Grammy ao perder o prêmio de álbum do ano para Beck
Foto: Divulgação
Beyoncé protagonizou uma das grandes polêmicas do Grammy ao perder o prêmio de álbum do ano para Beck

Na lista abaixo, o iG reuniu os 10 maiores injustiçados da história do Grammy. Veja:

Beyoncé (2015)

A premiação do ano passado teve uma das maiores polêmicas de todos os tempos: o prêmio de álbum do ano ficou com  Morning Phase , de Beck, em vez de ter ido para o aclamado disco homônimo de Beyoncé. A situação gerou tanta revolta que Kanye West afirmou que o cantor deveria respeitar a arte e ceder o prêmio para Bey. Naquele ano, também concorreram  X (Ed Sheeran),  G I R L (Pharrell Williams) e  In the Lonely Hour (Sam Smith).

Ed Sheeran e Kendrick Lamar (2014)

Foto: Reprodução/Facebook
Kendrick Lamar

Em 2014, a polêmica rolou no prêmio de artista revelação. Os rappers Macklemore & Ryan Lewis ficaram com o troféu e, para isso, bateram os aclamados Ed Sheeran e Kendrick Lamar. Três anos depois, é bem perceptível quem merecia mais o prêmio. Naquele ano, também concorreram James Blake e Kacey Musgraves.

Frank Ocean e Alabama Shakes (2013)

Foto: Divulgação
Alabama Shakes

No ano anterior, outra polêmica no prêmio de artista revelação. Desta vez, quem levou o troféu para casa foi o fun., batendo Frank Ocean e Alabama Shakes. Ambos os adversários da banda de Nate Ruess foram indicados à categoria de álbum de ano, enquanto o grupo nunca deslanchou. Naquele ano, também concorreram Hunter Hayes e The Lumineers.

Leia mais: Como Adele se tornou a rainha do Grammy

Nicki Minaj (2012)

Foto: Divulgação
Nicki Minaj

Mais um ano, mais uma controvérsia no prêmio de artista revelação. Em 2012, o indie rock bateu o pop quando Bon Iver bateu Nicki Minaj na categoria. Ao todo, a cantora já recebeu 10 indicações à premiação, mas nunca ganhou. Naquele ano, também concorreram J. Cole, Skrillex e The Band Perry.

Você viu?

Drake, Justin Bieber e Florence + The Machine (2011)

Foto: Divulgação
Drake

A premiação de 2011 vai ser para sempre lembrada como a que teve um dos piores erros da história do Grammy. A polêmica aconteceu no prêmio de artista revelação e, desta vez, foi tripla: Esperanza Spalding bateu Drake, Justin Bieber e Florence + the Machine para levar o troféu para casa. Até o Mumford & Sons, o quinto indicado à categoria, acabou tendo uma carreira maior e mais interessante que a de Esperanza Spalding.

Kanye West e Amy Winehouse (2008)

Foto: Divulgação
Amy Winehouse

Em 2008, a controvérsia voltou ao prêmio de álbum do ano.  O seminal  Back to Black , de Amy Winehouse, e  Graduation , de Kanye West, eram os favoritos, mas  Echoes, Silence, Patience & Grace , do Foo Fighters , e  These Days , de Vince Gill, corriam por fora. No fim, quem ganhou o grande prêmio da noite foi Herbie Hancock com  River: The Joni Letters .

Eminem e Radiohead (2001)

Foto: Divulgação
Radiohead

Em 2001, mais uma polêmica na categoria mais importante da noite. Naquele ano, os favoritos ao prêmio de álbum do ano eram  The Marshall Mathers LP  , de Eminem, e  Kid A , do Radiohead. O vencedor acabou sendo Steely Dan com  Two Against Nature . Os outros dois conocorrentes eram  Midnite Vultures (Beck) e  You're the One (Paul Simon).

Leia mais: Beyoncé e Adele lideram indicações ao Grammy 2017

Prince e Bruce Springesteen (1985)

Foto: Divulgação/Warner
Prince

O álbum  Purple Rain , de Prince, é um dos mais icônicos de todos os tempos, mas não levou o prêmio de álbum do ano. Em 1985, o cantor concorria cabeça a cabeça contra o ótimo  Born in the U.S.A. , de Bruce Springsteen, mas os dois discos foram esnobados. Quem levou o prêmio foi  Can't Slow Down , de Lionel Richie, que ainda bateu  She's So Unusual , de Cyndi Lauper, e  Private Dancer , de Tina Turner.

Pink Floyd e Frank Sinatra (1981)

Foto: Divulgação
Pink Floyd

Em 1981, a disputa pelo álbum do ano era uma das mais concorridas. Entre os favoritos, estavam  The Wall , do Pink Floyd, e  Trilogy: Past Present Future , de Frank Sinatra. Entretanto, o vencedor foi Christopher Cross, com seu álbum homônimo. Ainda estavam no páreo  Glass Houses (Billy Joel) e  Guilty (Barbra Streisand).

The Beatles (1967)

Foto: Reprodução
The Beatles

Por incrível que pareça, até os Beatles já foram injustiçados no Grammy. Em 1967, o álbum  Revolver , um dos mais icônicos da carreira dos britânicos, concorria ao prêmio de álbum do ano, mas acabou sendo preterido por  A Man and His Music , um trabalho gigante de Frank Sinatra. Ainda concorriam  Color Me Barbra (Barbra Streisand),  Dr. Zhivago Soundtrack (Maurice Jarre) e  What Now My Love (Herb Alpert and the Tijuana Brass).

O Grammy Awards 2017 acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo (12). A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal fechado TNT a partir das 23h.