Como Adele se tornou a rainha do Grammy
Com 10 troféus na estante e indicada a outras cinco categorias neste ano, a inglesa Adele não perde um Grammy desde 2010 e a gente explica a razão
Por iG São Paulo |
Ela tem 10 troféus e não sabe o que é ser indicada a uma categoria da premiação e não levar a estatueta há sete anos: de 2009 para cá, o Grammy tem uma rainha e o nome dela é Adele .
Leia mais: Beyoncé e Adele lideram indicações ao Grammy 2017
Na premiação deste ano, que acontece neste domingo (12), Adele concorre a cinco prêmios e tem tudo para, mais uma vez, levar todos os troféus para casa.
A história de amor entre a cantora britânica e a maior premiação da música começou em 2009, quando ela foi indicada pela primeira vez. Na época, a artista estava em alta com o álbum 19 e foi eleita a melhor artista revelação, batendo Duffy, Jonas Brothers, Jazmine Sullivan e Lady Antebellum e pegando um prêmio que havia sido de Amy Winehouse no ano anterior.
A partir daí, a cantora deslanchou a ganhar prêmios: entre 2012 e 2014, ela levou oito troféus para casa, sendo seis deles em 2012. Beyoncé e a britânica são as únicas mulheres a ganharem tantas estatuetas em apenas uma cerimônia, com duas a menos que o recordista Michael Jackson.
Você viu?
Leia mais: As 10 melhores performances da história do Grammy
Por que ela é a queridinha?
O que pesa a favor da cantora britânica em uma premiação como o Grammy é a qualidade de suas produções. Ao contrário de eventos como o Video Music Awards e outros relacionados a música, a cerimônia da Recording Academy leva em conta todos os aspectos da produção musical, passando pela qualidade dos artistas, dos músicos e das composições.
Em 2009, 2012 e 2017, Adele foi indicada aos prêmios de música do ano e gravação do ano – em 2012, ela ganhou ambos com Rolling in the Deep . A principal diferença entre as duas categorias é que a de música do ano foca na composição, enquanto a de gravação do ano foca na execução. O fato de uma mesma música vencer ambos os prêmios mostra sua excelência. Desde 2008, isso só aconteceu quatro vezes.
Outra coisa que joga a favor da cantora é o fato de ela não lançar novos trabalhos com muita frequência. Ela tem três discos na carreira e os álbuns foram lançados com pelo menos três anos de diferença, o que faz os novos trabalhos terem um peso e um hype que novidades de outros artistas, por exemplo, não têm. De 2008 para cá, Beyoncé lançou quatro discos, enquanto Rihanna e Lady Gaga lançaram cinco. O único single fora de um álbum que a britânica lançou na carreira foi Skyfall , tema de "007 – Operação Skyfall", música vencedora do Oscar, Grammy e Globo de Ouro de melhor canção em um filme.
Leia mais: Adele encerra turnê com um recado: "Vou ter outro bebê"
Neste ano, Adele fará uma disputa cabeça a cabeça com Beyoncé pelos principais prêmios da noite. A americana também é uma das maiores vencedoras do Grammy e esse embate pode mostrar a quem pertence a coroa. Mas, mesmo se Lemonade levar mais prêmios que 25 , o feito da cantora britânica não deve ser diminuído. Há algum tempo, a questão não é mais se Adele irá ganhar um Grammy, mas sim quantos troféus ela levará para casa.