Não é porque uma mulher é uma freira que ela não pode gostar de rock ou pop ou não pode saber tocar um instrumento. Foi isso que pensaram as 12 monjas que no Peru criaram a banda gospel " Siervas " ("Servas"), famosa em toda a América Latina e que até já se apresentou para o Papa Francisco. As freiras se conheceram em um convento em Lima e descobriram que cada uma delas tocava um instrumento diferente. Assim, surgiu a ideia de criar um grupo de rock católico "para levar a riqueza da mensagem evangélica ao mundo moderno através da música com ritmos modernos", afirmam as moças na sua página oficial no Facebook.
Leia mais: Do rap ao eletrônico, música gospel se reconfigura e cresce em 2016
Formada em 2014, a banda já conta com dois álbuns, "Ansias Que Queman", do mesmo ano, e "Hoy Despierto", de 2016. O grupo, famoso no continente por músicas como "Confía em Dios", é formado por 12 integrantes peruanas, argentinas, chilenas, venezuelanas, equatorianas e até chinesas, japonesas e filipinas. No entanto, a fama da banda realmente começou a decolar quando as monjas se apresentaram para o Papa Francisco durante visita do líder católico argentino ao México no ano passado. Depois disso, as freiras ganharam destaque internacional e passaram a se apresentar em diversos países ao redor do mundo.
Leia mais: Saem as batinas, entram as saias: Bruna Karla é a nova cara da música gospel
A página oficial do grupo já atingiu mais de 70 mil curtidas e 4 mil ouvintes no Spotify. Entretanto, não é só de shows de rock que essas mulheres vivem. As freiras também participam de ações voluntárias e buscam “se aproximar das experiências humanas dando uma resposta a partir de uma perspectiva de fé”, como descrevem em sua página oficial.
Leia mais: Thalles Roberto: o fenômeno gospel deslumbrado por polêmicas
O encontro
Segundo o jornal peruano El Comercio, as Siervas apresentaram o videoclipe da sua música “Confía em Dios” que gerou um grande impacto na internet. Meses depois, o vídeo já havia viralizado e as freiras receberam uma ligação inusitada de um sacerdote mexicano. “Venham ao México”, contou a irmã Mônica em entrevista concedida à CNN. Assim, as irmãs embarcaram para Cidade de Juarez e se apresentaram antes da missa final do Papa Francisco na cidade. “Não tenho palavras para expressar o quanto eu estou emocionada com tudo isso”, afirmou a irmã Cindy à CNN na época.
*Com informações da ANSA