Não é novidade alguma que os ingressos para os musicais da Broadway
são bastante concorridos e os turistas de Nova York que querem assistir a uma das peças precisam se planejar bastante – ou preparar o bolso. Mas quem quiser assistir ao maior fenômeno do teatro na atualidade, tem de ter muita sorte. " Hamilton
", musical estrelado por Lin-Manuel Miranda
, tem os ingressos regulares esgotados até novembro.
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Misturando hip-hop e história americana, " Hamilton: An American Musical " conta a história de um dos fundadores dos Estados Unidos, Alexander Hamilton . A trama se passa no século 18 e mostra os bastidores da independência do país.
Os primeiros a serem capturados pelo fenômeno foram as celebridades. De Barack Obama a Madonna , os famosos se amontoaram nas primeiras fileiras do Richard Rodgers Theatre para assistir ao espetáculo.
No musical, a história é contada de uma maneira alternativa: personagens importantes, como Thomas Jefferson e George Washington, são interpretados por atores negros e latinos, representando a nova face americana. Em novembro, o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence, eleito na chapa de Donald Trump, foi vaiado quando foi assistir a uma sessão.
Fenômeno global
O sucesso na peça na Broadway é compreensível. Por ter uma maneira inovadora de contar a história dos Estados Unidos, um assunto pelo qual os americanos são apaixonados, e ainda passar uma mensagem atual, o espetáculo atrai multidões. Mas, além disso, "Hamilton" faz sucesso com gente que nunca viu a peça.
Graças à internet, a obra é um fenômeno global com uma legião de fãs inclusive no Brasil. Parte disso pode ser explicado pela disseminação das músicas. A trilha sonora do espetáculo está disponível nos principais serviços de streaming, como o Spotify e a Apple Music. No YouTube, um vídeo não-oficial com a trilha sonora completa já passa de 1 milhão de views.
As músicas chamaram a atenção em 2016 quando o álbum ganhou o Grammy de melhor disco de teatro musical. Além disso, a peça levou incríveis 11 prêmios no Tony Awards, premiação específica de teatro, e ganhou até um Pulitzer.
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O sucesso global também pode ser explicado por Lin-Manuel Miranda. Criador e estrela do espetáculo, o americano de 37 anos é um fenômeno. Ainda neste mês, ele pode se tornar o mais jovem artista a ganhar o Emmy, Grammy, Tony e Oscar. Para isso, a música How Far I'll Go , de "Moana – Um Mar de Aventuras", precisa ganhar o Oscar de melhor canção original.
Antes do trabalho na peça, Miranda ficou conhecido por "In The Heights", outro musical que venceu Tony e Grammy em 2009. O trabalho fez com que o artista ficasse conhecido e chegasse à TV, fazendo participações em séries como "How I Met Your Mother", "Modern Family", "House" e "Do No Harm".
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A globalização de "Hamilton" já está começando a ser explorada comercialmente. A peça ganhou uma montagem em Chicago e sai em turnê pelos Estados Unidos a partir de março, além de ter uma versão em Londres em novembro. Não será nenhuma surpresa se o espetáculo ganhar adaptações para o cinema ou para a TV, mas em épocas em que essas mídias concentram tanto dinheiro, é um feito e tanto criar um fenômeno desse tamanho a partir do palco da Broadway.