A obra mais famosa do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez (1927- 2014), "Cem anos de solidão" completa 50 anos de sua primeira publicação e contará com uma série de comemorações.

Leia mais:  Cinco livros que Luiz Fernando Carvalho poderia adaptar para a TV

''Cem Anos de Solidão'', clássico da literatura latina de Gabriel García Marquez, completa 50 anos de publicação
Reprodução
''Cem Anos de Solidão'', clássico da literatura latina de Gabriel García Marquez, completa 50 anos de publicação


A primeira celebração teve início nesta quinta-feira (26) com uma leitura coletiva do livro em Cartagena, na Colômbia. Até o próximo sábado (28), cerca de 60 pessoas lerão, em ciclos de duas horas, trechos do romance.
"A leitura contará com a participação de 20 personalidades que comparecem ao Hay Festival, 20 autoridades de Cartagena, e 20 cidadãos escolhidos após uma convocatória pública dos organizadores", disse Cristina Fuentes, diretora do Hay Festival.
Cartagena foi escolhida como lugar de abertura das comemorações por ser considerada a cidade de García Márquez.

Leia mais:  As razões da Academia Sueca para premiar Bob Dylan com o Nobel de Literatura
A obra, que conta a história da família Buendía, foi publicada pela primeira vez em junho de 1967 pela editora Sudamericana de Buenos Aires, na Argentina.
Gabrie García Márquez nasceu no dia 6 de março de 1927 em Aracataca, no departamento de Magdalena. O escritor cresceu apaixonado por livros. No entanto, em 1947, ele iniciou o curso de direito e de ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não se formou e seguiu o mundo do jornalismo.
Em 1982, García Márquez ganhou o prêmio Nobel, e em abril de 2014 morreu no México, onde vivia com a sua esposa, aos 87 anos.

Leia mais:  Lista: os 10 maiores nomes da literatura que já foram adaptados para o cinema
Durante o ano de 2017 ainda serão realizadas outras atividades para homenagear "Cem anos de solidão", incluindo eventos no Chile, na Argentina, e outros países.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!