O cinema nacional está cada vez melhor e alcançando mais projeção no cenário internacional – entretanto, esse conteúdo ainda é voltado principalmente para comédia e drama. No Brasil não há a tradição de filmes de terror, embora existam diretores que se tornaram verdadeiras personalidades e que são peritos nessa questão como Zé do Caixão – nome artístico de José Mojica Marins – ou então da safra mais nova temos o diretor Rodrigo Aragão que soube adaptar a cultura brasileira ao visual internacional. Aproveitando a falta de atenção ao gênero, resolvemos imaginar como seriam os dez vilões mais famosos do cinema com atores brasileiros.
Leia mais: Os 15 filmes mais aguardados de 2017
Hannibal Lecter – “O Silêncio dos Inocentes”
“O Silêncio dos Inocentes” é indiscutivelmente um dos melhores filmes de terror já feitos. Anthony Hopkins marcou o mundo da sétima arte com sua interpretação no papel do Dr. Hannibal Lecter – e quem seria melhor do que Zé Carlos Machado para viver o psicopata canibal em uma versão tupiniquim do filme com atores brasileiros ?
Leia mais: Beijo de heróis e lacre de Meryl Streep: 10 momentos que amamos no Globo de Ouro
Alex DeLarge – “Laranja Mecânica”
Alex DeLarge – o jovem e carismático sociopata de uma das obras mais icônicas de Stanley Kubrick, “Laranja Mecânica” – é um dos personagens do cinema mais conhecidos mundo afora. Kubrick conseguiu unir uma história impactante e perturbadora com uma estética impecável e criou, assim, um clássico. No “original”, Alex é vivido pelo ator Malcolm McDowellm, mas no remake brasileiro da obra Dalton Vigh – com seu jeito de bom moço – seria o responsável por liderar a gangue de arruaceiros de “ Laranja Mecânica ”.
Coringa – “Batman”
Jack Nicholson eternizou o principal inimigo do Batman – o Coringa – em 1989 no filme dirigido por Tim Burton. A única interpretação do vilão que esteve à altura foi a de Heath Ledger em “ O Cavaleiro das Trevas ”. O Coringa é o cinismo em pessoa e não haveria ator melhor para vive-lo por aqui do que Mateus Solano – esse sorriso inocente certamente escode um lado obscuro como o do vilão dos quadrinhos.
Michael Myers – “Halloween – A Noite do Terror”
Quando falamos em filmes de terror, Michael Myers – o assassino de “Halloween – A Noite do Terror” – é um dos vilões mais lembrados do cinema. Com apenas seis anos ele mata sua irmã e, depois de anos internado, volta para “terminar o serviço” e continuar sua matança em sua cidade. Fábio Assunção seria o candidato perfeito para espalhar o terror tentando assassinar cruelmente suas vítimas.
Você viu?
Jack – “O Iluminado”
Baseado no livro homônimo do mestre das histórias de terror, “O Iluminado” foi uma adaptação do não menos genial Stanley Kubrick. O escritor transtornado Jack Torrance foi interpretado por Jack Nicholson – e o ator conseguiu captar a essência da alma perturbada do personagem. No Brasil, quem poderia ficar com o papel dessa pobre alma atordoada seria o veterano José de Abreu .
Freddy Krueger – “A Hora do Pesadelo”
“A Hora do Pesadelo” – filme do temido Freddy Krueger – foi um dos maiores sucesso de terror da história. Reunindo vários elementos que, posteriormente, seriam clássicos da cultura pop, como assassinatos ligados à uma história, no mínimo, bizarra, vingança e mortos-vivos, Freddy Krueger é sinônimo de vilão no cinema – e, se o filme fosse nacional, Bruno Gagliasso seria escalado para interpretar esse personagem doentio.
Leatherface – “O Massagra da Serra Elétrica”
“O Massacre da Serra Elétrica” foi um filme de baixo orçamento que, quando foi lançado, foi um enorme sucesso de bilheteria. O protagonista sanguinário, Leatherface, virou uma lenda urbana e se tornou um dos mais importantes do cinema de terror. O filme chegou a ser proibido em vários países pelas cenas chocantes que exibia das fortes com requintes de crueldade. Em um remake brasileiro, “O Massacre da Serra Elétrica” teria como vilão principal o ator Selton Mello .
Bruxa do Oeste – “O Mágico de Oz”
Dando um toque feminino à lista, a Bruxa Má do Oeste do filme “ O Mágico de Oz ” pode ser considerada uma das mais famosas do cinema por ter criado uma imagem muito forte no imaginário popular – a típica bruxa feia, verde, com cabelos bagunçados com direito a clássica verruga no rosto. A “pedra no sapato” de Dorothy em sua jornada seria ninguém menos do que Juliana Paes no “Mágico de Oz” do Brasil – que, provavelmente, seria gravado na floresta amazônica com direito a animais falantes.
Leia mais: Os dez shows internacionais mais aguardados de 2017
Voldemort – “Harry Potter”
Integrando a saga dos bruxos da lista, Voldemort não poderia ficar de fora. O vilão que durante anos tentou acabar com a vida de Harry Potter ao longo oito filmes e fez muitos “potterheads” chorarem de emoção seria encarado pelo brasileiro Rodrigo Santoro . Como será que o ator se sairia como lorde das trevas?
Norman Bates – “Psicose”
Para fechar a lista de vilões com atores brasileiros , “Psicose” tem uma das cenas mais famosas de toda a história do cinema que é impossível não conhecer, mesmo sem ter visto o filme – aquela no chuveiro com a personagem Marion Crane com aquela música característica. Já sabe do que estamos falando? O filme de Alfred Hitchcock foi estrelado por Anthony Perkins do papel de Norman Bates, e, para recriar a produção por aqui, Alexandre Borges seria escalado para dar vida ao assassino dissimulado.