Beatriz Accioly Lins lança o livro “Caiu na Net - A Nudes e exposição de mulheres na internet”
Divulgação
Beatriz Accioly Lins lança o livro “Caiu na Net - A Nudes e exposição de mulheres na internet”


O avanço da tecnologia facilitou a vida da humanidade em todos os aspectos, até mesmo nos relacionamentos. A paquera, o flerte e o namoro passam hoje, quase que obrigatoriamente, pelo ambiente virtual (seja para conversar ou mesmo para apimentar uma relação). As trocas de imagens íntimas e tudo que elas envolvem são o tema de “Caiu na Net: Nudes e exposição de mulheres na internet” (Editora Telha), livro escrito pela doutora em antropologia e pesquisadora Beatriz Accioly Lins.

“Após acompanhar, para minha tese de doutorado, a rotina dentro de duas delegadas de defesa da mulher, percebi o aumento dos registros de ameaças e chantagens ligados às novas tecnologias, principalmente o uso dos smartphones”, conta Beatriz.

A autora conduz o leitor pela trilha dessas imagens vítimas de julgamentos morais, acusações e até perseguições. Para essa pesquisa, acompanhou ativistas, gestores públicos, juristas, jornalistas e pesquisadores a fim de elucidar as consequências desses atos e, também, como o Direito pode zelar pelos direitos da vítima dessas divulgações criminosas.

Você viu?

Nesses casos, o uso das redes sociais em uma sociedade cada vez mais conectada, se torna um inimigo implacável que atua a favor de quem quer constranger, intimidar e até aliciar alguma mulher.

“Caiu na Net” ilustra, sem sombra de dúvida, a desigualdade e circunstancial violência de gênero que elas sofrem dentro dessa temática. Se para algumas mulheres o ‘nude’ representa novas experiências de paquera e sedução, essa atitude pode vir a se reverter em chantagem quando aquela imagem deixa de ter um ou dois conhecedores e passa a ser acessada por milhares de pessoas, o chamado “vazamento”.

Um livro completo e altamente esclarecedor. Mostra como, na sociedade atual, nada é muito simples no trânsito entre os prazeres e os perigos ou, nos bons termos da autora, entre o desejado e o nocivo.

Para pautas e outras sugestões: colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!