Conciliar carreira e maternidade não é tarefa fácil para nenhuma mulher. As cobranças sociais são intermináveis e as responsabilidades, embora devessem ser divididas, muitas vezes, mesmo que involuntário, ficam somente para a mãe.

Maureen Chiquet
Divulgação
Maureen Chiquet

No livro “ Do Nosso Jeito ” (Editora Seoman), escrito por Maureen Chiquet , uma das mulheres mais bem-sucedidas no mercado da moda, aborda esse pilar que ronda o universo feminino: carreira – maternidade – vida pessoal.

Por 15 anos Maureen foi executiva na GAP e depois durante 13 anos teve a importante missão de ser a CEO mundial de uma das marcas mais cobiçadas do mundo, a Chanel , enquanto precisava conciliar com a educação e criação de se suas duas filhas, além de seu casamento há época.

Conversamos com a autora sobre o livro, a carreira e a e seus projetos futuros. Acompanhe a entrevista na íntegra.

Elisa Dinis: No livro você contou mais sobre sua trajetória na GAP do que na Chanel. Alguma razão para essa escolha?

Maureen Chiquet: Passei 15 anos na Gap, que informou grande parte do meu trabalho na Chanel, especialmente o trabalho de liderança que elaborei no livro. Eu pensei que era útil para mulheres e homens que leram o livro obter ideias do meu caminho para a Chanel: quais foram minhas escolhas ao longo do caminho, quais foram os desafios, as oportunidades, o que aprendi que me permitiram me tornar CEO de tais uma marca icônica? Eu esperava que, compartilhando histórias da minha jornada, meus leitores pudessem refletir sobre suas próprias carreiras e como criar sucesso em seus próprios termos.

E.D.: Ser mãe e trabalhar fora (ou mesmo em casa) ainda é uma tarefa difícil para as mulheres. Você acha que conseguiremos equiparar isso aos homens?

M.C.: Penso que, para que exista uma verdadeira equidade entre homens e mulheres no local de trabalho, as empresas não apenas precisarão implementar políticas e práticas como igualdade de remuneração e assistência às mães que trabalham, mas também terão que mudar o modo de pensar sobre liderança.

A maioria das organizações valoriza habilidades como ambição, estratégia, visão e disciplina e execução. Embora essas qualidades sejam necessárias para o sucesso, no mundo interconectado e em rápida mudança de hoje, qualidades como empatia, saber escutar, colaboração e agilidade - qualidades intrínsecas às mulheres - tornaram-se fundamentais. Para que as mulheres tenham sucesso e prosperem plenamente, as organizações devem dar abertura para incluir mais qualidades femininas na liderança.

E.D.: Chanel é uma marca de luxo cobiçada em todo o mundo. O que realmente te fez pedir demissão?

Você viu?

M.C.: Saí da Chanel devido a diferenças estratégicas com os proprietários da empresa. A Chanel é realmente uma ótima marca e, pude desfrutar disso nos meus treze anos por lá. E hoje tenho um tipo diferente de contribuição para oferecer ao mundo.

E.D.: A presidência de Chanel foi o ponto culminante de sua carreira? O que mais você deseja?

capa do livro do nosso jeito
Divulgação

"Do Nosso Jeito", livro da ex-CEO da Chanel, Maureen Chiquet

M.C.: Ser CEO da Chanel foi provavelmente o ponto culminante da minha carreira na administração de uma empresa, embora eu ainda participe de alguns conselhos e aconselho algumas empresas de private equity. No entanto, depois de escrever meu livro, descobri que tenho muito mais a dizer e muito mais histórias para contar. Acho que as histórias têm o poder de tocar nossos corações, impactar a maneira como vemos o mundo e transformar nossos modos de ser. Recentemente, comecei a escrever uma série de TV fictícia que espero realizar no próximo ano.

E.D.: A escolha que vocês fizeram não foi fácil. Como suas filhas reagiram na hora que souberam que o pai iria ficar em casa e a mãe seguiria em uma empresa, onde viajaria muito?

M.C.: Quando meu ex-marido e eu decidimos que eu trabalharia e ele ficaria em casa, nossas filhas eram bem jovens e não estavam totalmente conscientes a princípio de que deveria ser de outra maneira. Dito isto, era uma escolha não tradicional. Muitas das mães de sua escola não trabalhavam e estavam muito mais envolvidas nas atividades cotidianas de seus filhos. Minhas filhas adoravam ter o pai tão envolvido, mas aprendi muitos anos depois que sentiam muito a minha falta quando eu trabalhava até tarde e viajava com tanta frequência. Há uma história no meu livro sobre um momento em que minha filha mais velha e eu brigamos e descobri o quanto foi difícil para ela todos esses anos. Ainda me entristece saber que perdi tantos momentos especiais em suas vidas, mas escolhi trabalhar e amei o meu trabalho. E, como mulheres de sucesso que gostaram de sua carreira, sei que também dei um bom exemplo para minhas filhas seguirem seus sonhos.

E.D.: Você não quis mais suas roupas e bolsas Chanel. Por quê?

M.C.: Ainda tenho todas as minhas bolsas e roupas Chanel, mas optei por não usar mais. Eu sinto que isso fazia parte da minha antiga identidade. Era uniforme usar jeans e uma jaqueta Chanel. De certa forma, era como usar uma etiqueta o tempo todo. Agora estou livre para usar o que quiser!

E.D.: Você faria algo escolha diferente?

M.C.: Eu não mudaria nada na minha carreira. No entanto, eu gostaria de ter perguntado mais vezes às minhas meninas sobre como elas se sentiam em relação ao meu trabalho e viagem. Eu acho que compartilhar com elas o quão difícil foi para mim também nos permitiu estar mais perto.

Para sugestões e pautas: colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!