A estrela britânica Dua Lipa , que está sendo acusada de infringir a lei de direitos autorais pela faixa Levitating , afirmou, através de seu corpo jurídico. que nunca ouviu falar de alguma música com esse título.
Dua Lipa foi processada em março pelos compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer , que alegaram que a cantora copiou sua música Wiggle and Giggle de 1979 e Don Diablo de 1980.
Para os compositores, Levitating é “substancialmente semelhante” a Wiggle e Giggle All Night, e Dua Lipa estaria infringindo sua “assinatura da melodia” e “elementos de composição”.
Christine Lepera , advogada de Dua Lipa , respondeu na última terça-feira (30) enviando uma carta a um juiz federal em Nova York (EUA) onde ela insiste que o caso deveria ser arquivado imediatamente , pois Dua não teve acesso ou exposição às faixas citadas no processo.
“Os escritores de “Levitating” nunca ouviram as composições (dos demandantes). As supostas semelhanças – uma escala descendente em que cada tom é repetido em notas uniformemente espaçadas, e um ritmo de clave comum – são desprotegidas, e o resultado do uso coincidente de instrumentos musicais básicos blocos de construção” , revela a carta dirigida à juíza Katherine Polk Failla , como reportou a revista Rolling Stone .
Para Lepera, o processo “não alega plausivelmente uma determinada cadeia de eventos que levam ao acesso” – em outras palavras, não existem evidências de que Dua Lipa tenha tido qualquer contato sonoro com a faixa de L. Russell Brown e Sandy Linzer .
Não é a primeira vez que Dua Lipa enfrenta processos por direitos autorais. No inicio deste ano, a banda de reggae Artikal Sound System entrou com um processo contra a artista por supostamente copiar sua música Live Your Life de 2017.