Universal Music adquire todo o catálogo de Frank Zappa
Marcelo de Assis
Universal Music adquire todo o catálogo de Frank Zappa

A Universal Music Group anunciou um novo acordo entre os representantes legais do saudoso Frank Zappa (1940-1993), Moon, Dweezil, Ahmet e Diva , do Zappa Trust para adquirir os direitos do catálogo do artista, bem como futuras gravações, publicação de catálogo de seus clássicos, arquivo de filmes e conteúdo completo do The Vault , que reúne toda a obra do icônico músico.

Todo esse conteúdo abrange a prolífica carreira de quatro décadas de Frank Zappa , um dos grandes nomes da história da música e virtuoso guitarrista, músico inovador e ativista proeminente.

Com esta aquisição, que também inclui o nome e a imagem de Zappa, a Universal Music Enterprises (UMe), empresa de catálogo global da Universal Music , juntamente com a Universal Music Publishing (UMPG), editora musical da empresa, irão se basear no já bem-sucedido histórico de trabalho com o Zappa Trust para que o legado do músico seja ampliado e reconhecido para as futuras gerações.

Sob este novo acordo, a UMPG adquire o catálogo completo de publicações de Frank Zappa, incluindo Watermelon in Easter Hay, Cosmic Debris, Peachs En Regalia, Uncle Remus, Joe’s Garage , entre centenas de canções.

“Há dez anos, Gail Zappa fez parceria com a UMe para trazer a música de Frank Zappa para a era digital e ajudar a expandir os negócios de Frank Zappa em todo o mundo, iniciando uma parceria frutífera que resultou em crescimento exponencial. Juntos, na última década, disponibilizamos o vasto catálogo de músicas de Frank para streaming e download, relançamos muitos de seus principais álbuns em vinil, criamos uma série de lançamentos de arquivo emocionantes e conjuntos de caixas expansivos, incluindo uma série que celebra os lendários shows de Halloween da FZ, e fomos indicado ao Grammy pelo álbum orquestral 200 Motels (The Suites)”, disse um comunicado do Zappa Trust.

E continuou: “A UMG provou mais do que sua paixão pela arte de Frank e, portanto, toda a família Zappa – Moon, Dweezil, Ahmet e Diva – está emocionada em passar o bastão para os novos guardiões para todas as coisas de Frank Zappa. Fãs antigos e novos terão mais do que querem – mais música de Frank Zappa nos próximos anos. Frank lançou seu primeiro álbum com a Verve Records em 1966 com o álbum de estréia do The Mothers Of Invention, Freak Out!, então este é um momento de círculo muito completo mais de cinco décadas depois e sabemos que sua música e legado estarão nas melhores mãos possíveis para as próximas gerações”.

Bruce Resnikoff, presidente e CEO da Universal Music Enterprises (UMe) celebrou o novo acordo com a família Zappa : “Foi um privilégio trabalhar com a família Zappa para lançar a música de Frank Zappa em todo o mundo, aumentar seu público e proteger seu legado na última década. Zappa foi um artista pioneiro e visionário que criou um incrível corpo de trabalho e estamos incrivelmente orgulhosos de que Gail, e agora seus filhos, nos confiaram seu importante legado. Continuaremos a desenvolver maneiras inovadoras de celebrar seu vasto e influente catálogo para fãs de longa data e para aqueles que acabaram de descobrir sua genialidade. Como um artista prolífico bem à frente de seu tempo, Frank Zappa estava constantemente criando e gravando e deixou para trás um tesouro de músicas e vídeos extraordinários ainda inéditos em seu Vault que nos ajudarão a inaugurar a próxima era de fãs de Frank Zappa.”

Os valores deste novo acordo entre a propriedade legal de Frank Zappa e a Universal Music Group não foram divulgados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!