Como parte das comemorações de 50 anos do álbum clássico The Rise and Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars do saudoso David Bowie, a Warner Music , via Parlophone Records , disponibilizou nesta sexta-feira (17) uma performance do Camaleão do Rock no lendário programa britânico Top of the Pops.
A apresentação de Bowie com Starman é uma das peças mais essenciais da TV musical já transmitida, pois ela influenciou gerações de músicos, artistas e compositores que a assistiram na época, desde em cópias piratas em VHS até em vídeos no YouTube.
A gravação da transmissão do The Top Of The Pops , retirada do master da BBC, foi lançada no disco de 7 polegadas (formato compacto) Starman, em 2012, e agora muda de dono por centenas de libras. Em 1972, as regras do sindicato dos músicos afirmavam que, para aparecer no Top Of The Pops , o artista deveria regravar sua faixa e, nesse caso, cantar ao vivo por cima.
Essa nova versão de Starman traz a faixa de apoio (gravada no Trident Studios em 29 de junho ) e os backing vocals , com uma improvisação única de Bowie gravada para o show, na qual ele adiciona os vocais principais da versão do álbum (gravado no Trident Studios em 4 de fevereiro ). Essa nova mixagem foi criada por Ken Scott , co-produtor de diversas faixas de Ziggy Stardust , no começo do ano.
The Rise and Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars é o álbum de estreia que catapultou David Bowie aos holofotes internacionais. Ao longo dos últimos 50 anos , ele se manteve como uma gravação histórica, crescendo em estatura a cada ano que passa. Agora está enraizado na cultura pop, sua inegável influência abrange músicos desde Arcade Fire a Lady Gaga , do senso fashion andrógino de Harry Styles às camisetas de Noel Fielding em The Great British Bake-Off, até aos desafios de maquiagem de Ziggy no TikTok.