Cazuza: álbum “O Tempo Não Pára” será relançado com sete faixas inéditas
Marcelo de Assis
Cazuza: álbum “O Tempo Não Pára” será relançado com sete faixas inéditas

Quase 35 anos após seu lançamento original, o álbum clássico O Tempo Não Pára ganha seu relançamento especial nesta segunda-feira (4) pela Universal Music , iniciando as as comemorações dos 65 anos de Cazuza, que serão completados no ano que vem.

O lançamento também faz parte da campanha Reviva Cazuza , iniciada por Lucinha Araújo , mãe do artista, e da Sociedade Viva Cazuza , que pretende estimular as ações em torno da obra e imagem do poeta, um dos mais importantes artistas da música contemporânea brasileira.

O Tempo Não Pára , gravado ao vivo no Canecão , Rio de Janeiro, em outubro de 1988 , já está disponível nas plataformas digitais, mas em breve ele também ganhará uma versão com o recurso tecnológico em áudio espacial promovido pelo Dolby Atmos e uma edição especial em CD físico , com surpresas para fãs e colecionadores.

Lançado em dezembro de 1988 com 10 faixas, o disco original deixou de fora sete músicas do repertório, por critério dos produtores e espaço no vinil original, e que hoje voltam ao público no novo álbum O Tempo Não Para – Show Completo (Ao Vivo No Rio De Janeiro / 1988) com sua ordem original.

Três destas músicas acentuam a paixão de Cazuza pelo blues, como Vida Fácil, numa deliciosa e irônica versão noir , Mal Nenhum e Blues da Piedade, que ganha, junto com o lançamento, um clipe inédito dirigido por Barbara Coimbra com imagens do show e novas intervenções visuais.

As boas novas também trazem as guitarras indies de Completamente Blue e o rockabilly de A Orelha de Eurídice . E a linda versão ao vivo para Preciso Dizer Que Te Amo, mostrando porque ela é tão tocante e verdadeira até hoje.

Cazuza: álbum "O Tempo Não Pára" será relançado com sete faixas inéditas
Foto: Universal Music

Brasil é um dos fortes temas inéditos deste show e foi extraído do álbum Ideologia , lançado pela Philips em 1988. A faixa foi tema da novela Vale Tudo da Rede Globo na época. O disco ainda presenteia os fãs com uma faixa-bônus, o discurso de Cazuza sobre o país pós ditadura militar. “Eu me arrependi quando fiz essa música [Ideologia], peço desculpas. Aquele garoto que ia mudar o mundo pode continuar a mudar o mundo, em qualquer idade. A gente muda e, se a gente muda, o mundo pode mudar também!”.

“’O Tempo Não Pára’ foi um show carregado de muita emoção e comoção; foi um abraço dos fãs do Cazuza em um momento único em sua vida e na de todos nós que o amamos. Poder comungar novamente dessa obra com coisas que nem mesmo eu conhecia é como um presente de Cazuza para todos nós, na data de seu nascimento. Cazuza vive e revive para sempre em muitos corações” , lembra Lucinha Araújo.

Diretor musical do espetáculo e baixista da banda na época, Nilo Romero lembra que o disco foi gravado durante a turnê do álbum Exagerado , apresentado 44 vezes naquele ano, desde o primeiro show no pequeno AeroAnta , em São Paulo , ao último, no enorme Centro de Convenções de Recife , passando pela antológica gravação no Rio de Janeiro , dias 14, 15 e 16 de outubro , sendo lançado menos de dois meses depois.

“’O Tempo Não Pára’ foi o primeiro e único álbum ao vivo de Cazuza e o de maior sucesso em sua carreira, além do disco mais bem sucedido naquele ano”, lembra Nilo Romero. “Apesar das dez faixas do LP original sintetizarem um dos shows mais bonitos e emocionantes feitos por um artista brasileiro, músicas muito significativas, como ‘Brasil’ e ‘Blues da Piedade’, precisavam estar disponíveis para a posteridade” , opina o produtor, que coordenou a nova mixagem dos áudios – feitas por Walter Costa – e a remasterização de Ricardo Garcia.

Ouça o álbum:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!