Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio
Marcelo de Assis
Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio

Nelson Freire , um dos maiores pianistas do mundo, morreu nesta segunda-feira (1) aos 77 anos em sua residência nos EUA. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Freire deixa o marido, o médico Miguel Rosário e um irmão.

Nascido em Boa Esperança (MG) em 18 de outubro de 1944, Nelson Freire começou a tocar piano muito cedo, logo aos 3 anos. Com 5, ele fez seu primeiro recita no Teatro Municipal da cidade de São João Del Rei.

Aos 12, ele foi estudar piano na Europa, até que, três anos mais tarde, ele já realizava seus primeiros concertos, onde mais tarde trabalharia com as maiores orquestras do mundo, se tornando um dos maiores intérpretes de Beethoven e Chopin.

Nelson Freire lançou excelentes álbuns, alguns deles dedicados a Debussy e Villa-Lobos.

Leia Também

18 anos , o lendário pianista brasileiro ganhou um documentário sobre sua vida e obra, dirigido por João Moreira Salles.

Sobre a cultura no país, Nelson Freire , certa vez, foi enfático: “O médico cuida do seu corpo, o professor te educa e o artista alimenta o seu espírito. E são três coisas que não são valorizadas no Brasil, infelizmente. Ver aquelas crianças saindo de um ambiente de balas perdidas, de violência, de miséria, é bom. E o meu sonho é ver este teatro cheio dessas crianças”.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários