O clássico álbum Rita e Roberto , lançado originalmente em 1985 pela gravadora EMI , será relançado em uma edição especial de vinil roxo pela Universal Music nesta sexta-feira (6).
Com a icônica capa original, que apresenta Rita Lee e Roberto de Carvalho na Estação Pari , região central de São Paulo, o álbum apresenta um dos grandes momentos dos lendários artistas, com grandes sucessos como a badalada faixa Vírus do Amor , que abre Rita e Roberto, uma das primeiras canções a falar abertamente sobre a AIDS . Rita escreveu a letra ao perder grandes amigos para a doença.
Uma curiosidade é que na primeira demo, Roberto fez a música como uma balada. Mas, quando Rita criou a letra, tão forte, ele refez a música toda.
Vítima é outro grande momento do álbum, uma homenagem ao filme Janela Indiscreta (1954, de Alfred Hitchcock), mas que se passa em São Paulo. “Do meu esconderijo no milésimo andar/ Espio noite e dia sua vida secreta/ O frio de São Paulo me faz transpirar/ Sou vítima/ Da sua janela indiscreta” , canta Rita na música, que na época ficou restrita ao círculo dos fãs e não foi para as rádios. Entretanto, uma década depois, se tornou um grande hit de Rita & Roberto ao virar tema de abertura da novela A Próxima Vítima , exibida pela Rede Globo em 1995.
A reedição da Universal Music nos traz dois presentes. O primeiro é que ela é luxuosa: além de manter o encarte e o pôster do original, o disco vem em vinil translúcido roxo. O segundo é perceber que, em 2021, o disco de 1985 é atemporal. Esse é daqueles álbuns que a gente rola inteirinho na vitrola, Lado A e lado B, faixa a faixa, sem pular nenhuma.
Como se diz hoje: Rita & Roberto entregaram tudo nesse disco.