
O The Brazilian Carnival, maior celebração do Carnaval brasileiro na Ásia, retorna neste sábado (29) com a promessa de um evento ainda maior e mais impactante.
Realizado em Brisbane, o festival cresce ano após ano, refletindo o interesse crescente do público australiano e internacional pela cultura do Brasil. Em sua última edição, a festa dobrou de tamanho, passando de 2.500 para mais de 5.000 foliões, consolidando-se como um dos eventos culturais mais relevantes do país.
Por trás do sucesso do The Brazilian Carnival estão os organizadores Victor Bakker e Danilo Pedreira, nomes estratégicos na cena musical e de entretenimento brasileiro na Austrália. Bakker assumiu a organização do evento nos últimos dois anos, após o falecimento de Robson Silva, idealizador do festival em 2016.
Além do Carnaval, Bakker tem um histórico consolidado na produção de turnês de Saulo Fernandes, Maneva e Salgadinho, reforçando sua expertise na internacionalização da música brasileira.
“Trabalho com eventos desde que vivia no Brasil e por muitos anos trabalhei na parte operacional de grandes eventos na Austrália. Nesses últimos dois anos praticamente dobramos o público presente. Foi um grande desafio, mas que consolidou Brisbane como a capital do Carnaval na Austrália. Nosso Carnaval não é somente uma festa, e sim uma celebração cultural que é de grande importância para o multiculturalismo na Austrália, e para o turismo de Brisbane”, explica Bakker.
Já Danilo Pedreira tem no currículo a organização de grandes carnavais no Brisbane Showgrounds, com o nome de CarnAustralia durante dois anos. Além disso, levou É o Tchan e Jammil à Austrália, além de produzir as turnês de Saulo Fernandes e Thiaguinho.
“Nasci em Salvador, tive a oportunidade de experienciar o carnaval de rua desde criança e aquilo sempre me fascinou. Profissionalmente, tive a oportunidade de trabalhar na produção de algumas festas locais e camarotes no circuito Barra-Ondina. Trouxe essa expertise na bagagem juntamente com o sonho de fazer um mega carnaval aqui na terra dos cangurus. Produzir um carnaval tem um significado muito especial por se tratar do maior veículo de comunicação cultural do Brasil para o mundo” , conta Pedreira.
Impacto cultural e oportunidades

O The Brazilian Carnival não é apenas uma celebração, mas também um impulsionador da economia criativa e do mercado da música brasileira no exterior.
O evento atrai um público diversificado, ampliando o alcance de artistas nacionais e criando oportunidades para parcerias entre empresas brasileiras e
australianas.
“Neste ano teremos pela primeira vez uma parceria com cervejarias australianas, XXXX e James Squire, duas marcas muito tradicionais e respeitadas no país. É uma iniciativa que mostra que o mercado australiano está começando a notar a nossa comunidade” , revela Bakker.
Além da programação musical de alto nível, o festival atua como um catalisador para o turismo cultural, incentivando a troca entre os dois países e expandindo o alcance da música e da cultura brasileira no exterior.
“Na edição de 2024 tivemos praticamente 25% do público vindo de outros estados. Isso mostra a força do nosso turismo local. Mas o nosso objetivo é conectar ainda mais o australiano à nossa cultura facilitando o turismo internacional entre os países” , explica Bakker.
“O objetivo com The Brazilian Carnival, assim como a produção de grandes eventos brasileiros na Austrália, sempre foi apresentar o que temos de melhor da cultura brasileira com o propósito de gerar turismo e estreitar relações com outras culturas”, completa Pedreira.
Com a crescente demanda por eventos imersivos e experiências autênticas, o The Brazilian Carnival se consolida como um case de sucesso na internacionalização do Carnaval brasileiro, abrindo espaço para novos investimentos e conexões estratégicas no setor.
A edição de 2025 reforça a missão do evento de expandir e fortalecer a cultura brasileira globalmente. Com um público cada vez mais engajado e o apoio de marcas interessadas na conexão entre Brasil e Austrália, o festival se firma como um movimento cultural em ascensão, provando que o Carnaval brasileiro tem potencial para brilhar além das fronteiras nacionais.