Marcelo de Assis

A força da mulher no Brasil e seu talento nos eventos musicais

Com liderança majoritariamente feminina, a NS Operações é responsável por trabalhos no Lollapalooza, The Town, Rock in Rio e Tomorrowland

A força da mulher no Brasil e seu talento nos principais eventos do país
Foto: Foto: Divulgacao
A força da mulher no Brasil e seu talento nos principais eventos do país


Apesar dos avanços na busca por igualdade de gênero , as mulheres ainda enfrentam barreiras significativas no mercado de trabalho global.

Neste ano, um recente relatório da Equileap revelou um estancamento na presença feminina em altos cargos de empresas cotadas mundialmente.


A porcentagem de mulheres em cargos de CEO permaneceu em apenas 7% , enquanto 9% ocupavam posições de presidência em conselhos de administração. Além disso, a presença de diretoras financeiras caiu de 17% para 16% .

Setores como tecnologia, energia e infraestrutura apresentam uma representação feminina ainda menor, com mulheres ocupando apenas 24%, 20% e 16% dos cargos de liderança, respectivamente.

Grandes empresas norte-americanas, como Google, Amazon e Meta , têm enfrentado críticas por retrocessos em seus planos de diversidade, equidade e inclusão. Atualmente, 92% das maiores companhias dos EUA são dirigidas por homens .

A indústria musical também reflete a desigualdade de gênero no mercado global. Apenas 21,6% das canções mais populares de 2024 contavam com mulheres como artistas principais , segundo um estudo da USC Annenberg . Além disso, apenas 14% dos compositores e 3,4% dos produtores musicais eram mulheres , mostrando que a presença feminina nos bastidores da música ainda é reduzida. Na indústria da produção musical, essa desigualdade dispara.

Outro estudo, desenvolvido pela plataforma de streaming  Spotify em parceria com a USC Annenberg Inclusion Initiative , aponta que apenas 6,5% dos produtores musicais globalmente são mulheres , e menos de 3% participaram das 800 músicas mais relevantes da última década . No Brasil, a situação é semelhante: em 2022, as mulheres receberam apenas 8% dos valores em direitos autorais destinados a pessoas físicas, segundo relatório do Ecad .

Por outro lado, algumas mulheres conseguiram quebrar barreiras e liderar o setor. Artistas como Taylor Swift, Beyoncé e Rihanna são exemplos de mulheres que dominam a indústria musical globalmente.

Taylor Swift , por exemplo, foi a artista mais bem paga de 2023, arrecadando mais de US$ 1 bilhão com a The Eras Tour . Beyoncé também bateu recordes com a Renaissance World Tour , tornando-se a artista negra mais bem paga da história das turnês .

Quando se trata de cachês , artistas femininas de alto calibre estão, em alguns casos, superando os homens. Adele e Madonna têm cachês que ultrapassam os US$ 2 milhões por show , valores equiparados ou superiores aos de artistas masculinos como Ed Sheeran e Bruno Mars . Isso demonstra que, apesar dos desafios, algumas mulheres conseguem conquistar espaços e redefinir o mercado musical.

A empresa que está na contramão de um mundo desigual: um time liderado por mulheres

A força da mulher no Brasil e seu talento nos principais eventos do país
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A força da mulher no Brasil e seu talento nos principais eventos do país


Enquanto o mundo ainda enfrenta desafios para aumentar a presença feminina em cargos de liderança, a NS Operações se destaca como um exemplo de protagonismo no setor.

Sob o comando de Raquel Boletti , CEO da empresa, a NS se consolidou como uma das principais forças nos bastidores da indústria do entretenimento ao vivo, atuando desde a gestão de acessos até a coordenação de equipes e planejamento logístico .

No Lollapalooza Brasil , por exemplo, a empresa opera com um time de 85 profissionais, dos quais 52 são mulheres . A presença feminina também se reflete na coordenação geral: das 18 posições de liderança, 16 são ocupadas por mulheres , assim como 6 dos 8 auxiliares da equipe.

Já entre os freelancers que colaboram frequentemente com a empresa, 109 dos 154 profissionais são mulheres , reforçando ainda mais a força feminina na produção de grandes eventos.

Além de garantir a excelência operacional nos principais festivais do país, como Tomorrowland e Só Track Boa , a NS também assina eventos voltados para o público familiar, como o Mundo Pixar , ampliando seu impacto no entretenimento.

"Nossa equipe trabalha para transformar desafios em soluções. A presença feminina no nosso time é essencial para garantir qualidade e organização nos festivais e shows" , destaca Raquel Boletti . Para ela, valorizar o talento feminino é um diferencial competitivo. "Vemos mulheres assumindo funções estratégicas e operacionais com excelência, provando diariamente sua capacidade de liderar grandes produções com eficiência e sensibilidade", completa.

O protagonismo das mulheres nos bastidores da indústria de eventos tem ganhado cada vez mais espaço, e a NS Operações é um reflexo dessa mudança: "Sabemos que o mercado ainda precisa evoluir muito quando falamos de equidade de gênero, mas estamos fazendo a nossa parte ao criar um ambiente de trabalho que realmente valoriza e impulsiona as mulheres", conclui a executiva.