
O mundo do boxe perdeu um de seus grandes expoentes nesta sexta-feira (21).
George Foreman , um dos maiores boxeadores de todos os tempos, morreu aos 76 anos depois de uma carreira bem sucedida nos ringues, entre 1973 e 1994 , quando conquistou seus títulos mundiais .
Em sua trajetória, Foreman disputou 81 lutas, vencendo por nocaute 68 delas , de um total de 76 vitórias . Encerrou sua carreira nos ringues aos 48 anos .
Ele, que era mundialmente conhecido como Big George , se tornou um empreendedor de sucesso , além de ministrar sua igreja.
Entre suas mais diversas lutas marcantes, se destaca a que aconteceu em 22 de janeiro de 1973
: chamada de The Sunshine Showdown
, apresentava George Foreman frente-a-frente com o então campeão mundial Joe Frazier
, que havia derrubado, nada mais, nada menos que Muhammad Ali em 1971. Realizada em
Kingston
, na Jamaica
, o embate entre Foreman e Frazier foi a primeira luta de boxe a ser televisionada no mundo pela emissora HBO
.
Foreman venceu Frazier por nocaute, com um potente soco que levou imediatamente seu oponente à lona, no 15º round , em mais um momento histórico no esporte.
O embate histórico com Muhammad Ali

O próximo embate de George Foreman seria com Muhammad Ali , em um dos grandes desafios de sua carreira. Esta luta adquiriu um apelo histórico tão importante que se tornou objeto de um documentário, intitulado Quando Éramos Reis ( When We Were Kings ), lançado em 1996 com direção de Leon Gast .
A famosa luta, conhecida como Rumble in The Jungle , por ter sido realizada no Zaire (atualmente, República Democrática do Congo ) em 30 de outubro de 1974, acompanhava o festival de música Zaire 74 .
Quando Éramos Reis levou cerca de 22 anos para ser editado e finalizado, chegando a conquistar um Oscar de Melhor Documentário no ano de seu lançamento. Nas imagens da produção audiovisual, aparecem arquivos que incluem aparições de James Brown , precursor do funk, o lendário guitarrista B. B. King e o icônico Don King , famoso promotor de lutas de boxe nos EUA.
Além disso, a produção audiovisual também contou com entrevistas de Norman mailer, George Plimpton, Thomas Hauser e Spike Lee , todas realizadas ainda na década de 1990.
A importância histórica da luta entre Foreman e Ali
A importância histórica da luta entre George Foreman e Muhammad Ali se deve a uma discutida ética de realizar a luta no Zaire e aceitar o financiamento do brutal ditador Mobutu Sese Seko . Nas imagens do documentário, Ali aparece falando mal de Foreman e falando sobre suas crenças em relação aos africanos e afro-americanos em ambientes mais privados.
Em paralelo, o festival Zaire 74 reuniu grandes nomes da soul music daquela década como os já citados aqui, James Brown e B. B. King , além do grupo The Spinners . O evento foi conhecido com o Black Woodstock , uma alusão ao famoso concerto de rock que aconteceu nos EUA em 1969.
Quando Éramos Reis mostra as filmagens da histórica luta de George Foreman com Muhammad Ali, que levou a disputa até o 8º round , quando Ali desferiu um potente soco contra Foreman, vencendo o embate, que se configurou com uma verdadeira revanche da luta de 1967.
A trilha sonora de 'Quando Éramos Reis'
A trilha sonora de Quando Éramos Reis só chegou ao mercado em 1997 e seu conteúdo reúne faixas ao vivo , além de novas obras de Zelma Davis . Um dos pontos altos do disco é dueto de Brian McKnight e Diana King em When We Were Kings .
Também deve se destacar o single Rumble in the Jungle , que se tornou a gravação final do grupo The Fugees , o famoso trio formado por Wyclef Jean, Pras Michel e Lauryn Hill em colaboração com A Tribe Called Quest, Busta Rhyme e John Forté .
Após conquistar o Oscar em 1996, Quando Éramos Reis se tornou um dos melhores documentários sobre boxe já realizados e na ocasião da premiação, Ali e Foreman se juntaram aos cineastas para deixar claro que eles já haviam feito as pazes há muito tempo depois daquela luta histórica.