Lincoln Senna
Vitor Santos - Divulgação
Lincoln Senna

Há muito se fala da renovação da música baiana. Todo Carnaval é a mesma coisa. Desde que Claudia Leitte, Alinne Rosa, Tomate, Tuca e Saulo Fernandes, consolidados, resolveram seguir em carreira solo, e Pezzoni, do EVA, dominou o grupo, o Carnaval da Bahia ficou sem um expoente para chamar de "revelação".

O discurso que o Axé Music (ou a música de rua) não se renova é encontrado em qualquer conversa de quem ama o gênero musical. No entanto, parece que a gente deixa passar boas alternativas ao momento por um apego ao passado. Uma delas se chama Lincoln Senna.

Publicidade


Tudo bem... o cantor começou no Carnaval de Salvador na extinta banda "Duas Medidas", que tinha um público nichado e distante da linguagem do povão, lá em 2009. Lincoln demorou para desassociar o nome do grupo, o que pareceu um processo de reconhecimento da carreira.

No Carnaval de 2019, o artista deu sinais que "Lincoln Senna & Duas Medidas" era mera questão burocrática. Na pandemia da covid-19, experimentou parcerias com outros gêneros e, em 2022, quando assumiu a carreira solo, escolheu representar uma espécie de música popular baiana. É o genuíno Axé Music? Não. É o legítimo pagode baiano? Também não. Mas talvez seja a tão falada "identidade" do cantor, com a linguagem que arrasta o povo no trio elétrico.

Prova disso foi o "Furdunço", neste domingo (12), em Salvador, que reuniu mais de um milhão de pessoas no Barra-Ondina. Por lá, Lincoln, completamente sem medidas, passou com o trio pranchão e arrastou uma multidão do início ao fim. Fiquei impressionado.

Publicidade

Antenado com o viral, adepto das redes sociais, e esforçado em apresentar ao público músicas vibrantes no Carnaval, Lincoln Senna parece pedir passagem para brilhar na folia soteropolitana.

"Locomotiva", música do artista para a folia, não deve aparecer entre as mais votadas do público na web para ser o hit do carnaval e nem é a mais esperada do folião nas ruas. Mas, quando toca, levanta o povo. E isso diz mais sobre a música do Carnaval do que qualquer tipo de enquete.

Na sexta-feira (17), o artista vai comemorar o aniversário de 36 anos em cima do trio elétrico. E já que encontrou a identidade... chegou a hora de mostrar o RG para o Brasil, Lincoln!


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!