Gabriel Perline

Família de Lupicínio Rodrigues briga com MGM por indicação ao Oscar

Os parentes entraram com uma ação contra o estúdio pelo reconhecimento do cantor

Foto: Reprodução
A família do cantor brifou com o estúdio por reconhecimento de indicação ao Oscar

Na última segunda-feira (8), o advogado norte-americano Miles Cooley entrou com uma ação contra a Amazon MGM Studios solicitando o reconhecimento de Lupicínio Rodrigues em indicação ao Oscar. O mesmo pediu que a empresa inclua o nome do artista como um dos compositores da trilha sonora do filme Dançarina Loura (1944).

O processo é considerado fundamental para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood reconheça o compositor brasileiro como indicado ao Oscar de 1945. Desde o ano passado, a família de Lupicínio Rodrigues encaminhou uma carta à instituição e entregou ao Ministério das Relações Exteriores e a Prefeitura de Porto Alegre, cidade natal do cantor.

A música Se Acaso Você Chegasse, um dos maiores sucessos da carreira de Lupicínio Rodrigues, é tocada em versão instrumental na trama por um minuto e trinta segundos. Sua defesa ainda encaminhou documentos que comprovam a autoria da música, com um parecer técnico assinado pelo musicólogo Cacá Machado.


Conforme o advogado, eles foram informados pelo diretor jurídico da Academia, Scott Miller, que o estúdio detém os direitos da canção e deveria ser responsável por dar os créditos. Com isso, o Oscar poderia avaliar a situação.

"É difícil saber se essa completa falta de respeito e consideração foi motivada pelo fato de Hollywood estar longe, e Lupicínio ainda não ser conhecido fora do Brasil, ou por ele ser afrodescendente ou ambos. Independentemente disso, é incontestável que a trilha sonora de Dançarina Loura contém um uso não creditado de Se Acaso Você Chegasse", informou a defesa da família do cantor.

O advogado Miles Cooley acrescentou que a família de Lupicínio Rodrigues não quer indenização ou remuneração financeira, "apenas a satisfação de que essa injustiça de 80 anos seja corrigida e o legado de Lupicínio seja adequadamente preservado por meio da MGM/Amazon, e Hollywood em geral, finalmente dando a Lupicínio o reconhecimento merecido".

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e encantada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko