Na noite dessa segunda-feira (11), Chico Pinheiro reagiu às alegações dadas pelo colunista político Alexandre Garcia a respeito da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O ex-colega de trabalho da Globo bolsonarista sugeriu uma possível culpa do governo petista no ciclone que atingiu a região no dia 4. "Quando se fala em fake news é preciso que a gente entenda também de onde vem", iniciou o ex-apresentador do Bom Dia Brasil.
"Embora parecia, em determinado momento, que tinha se regenerado um pouco, não se esqueça. Nosso colega de profissão Alexandre Garcia era porta-voz de quem?!", exclamou. O jornalista Xico Sá, então, responde: "João Baptista de Oliveira Figueiredo, o único ditador da ditadura", disse. Chico prossegue: "Aquele que apoiou e ajudou mandando forças militares. O Golpe Militar do Chile, o golpe que levou à morte não só o presidente Salvador Allende", pontuou enquanto se referiu à imagem de Alexandre junto a Figueiredo.
"Olha lá! Ele jovem! O mito dele era Figueiredo, hoje é Bolsonaro... Você olhando a história desses caras vocês acaba entendendo porque faz sentido, essa turma da imprensa da extrema-direita", afirmou ele, que comanda o ICL Notícias 2º Edição no YouTube.
Chico Pinheiro reage a fake news de Alexandre Garcia: "Porta-voz de ditador".
— ICL Notícias (@ICLNoticias) September 11, 2023
O ICL Notícias 2ª edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h, nos canais do YouTube do Eduardo Moreira e do Instituto Conhecimento Liberta. Não perca! pic.twitter.com/RAWUr2covy
Entenda o caso
O advogado-geral da União, Jorge Messias, informou, na noite desse domingo (10), que determinou à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia que investigue o jornalista Alexandre Garcia, da Revista Oeste, em razão de uma "campanha de desinformação promovida" pelo repórter na última sexta-feira (8).
Comentando sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, que até o momento deixou 47 mortos, o ex-porta-voz do ditador Figueiredo disse que "é preciso investigar porque não foi só a chuva", afirmou. "A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo", alegou.
🚨CRIMINOSO: Alexandre Garcia, ex-apresentador da TV Globo, inventou mais uma teoria da conspiração em cima da tragédia no Rio Grande do Sul. Ele disse que as barragens construídas por governos do PT foram abertas de propósito para inundar o estado. Quando a extrema-direita vai… pic.twitter.com/PGvuEacfeV
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES 2022 (@pesquisas_2022) September 10, 2023
"Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas. Vamos buscar a responsabilização", informou o advogado-geral, pelas redes sociais.
Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas. https://t.co/KnLFGxqDgh
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) September 11, 2023
* Texto de Lívia Carvalho
Lívia Carvalho é estudante de Jornalismo e apaixonada por cultura pop. Antes de entrar no time da coluna, foi produtora, apresentadora e repórter no programa Edição Extra, da TV Gazeta. Siga Lívia Carvalho no Instagram: @liviasccarvalho