Cadê a diversidade? Novos chefões da Globo são todos homens e brancos

Em um longo comunicado enviado na manhã desta terça-feira (29), a Globo informou a realização de uma dança das cadeiras nos pilares de seu Jornalismo, com a saída de Ali Kamel da direção geral do setor após mais de uma década na função. Com isso, outros nomes foram promovidos. Todos eles homens e de peles brancas.

Cadê a diversidade?

A Globo tem feito inúmeras campanhas internas e externas para valorizar funcionários e ter uma maior pluralidade em todas as áreas, dando maior espaço a mulheres, pessoas pretas, homossexuais e PCDs. Mas toda esta iniciativa, ao que consta, ainda não chegou no Jornalismo. Afinal, todos os novos chefões promovidos pela casa são homens e brancos. Conheça:

Reprodução/Globo

Ali Kamel

Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo desde 2012, deixará a função na emissora. O chefão da Globo recebeu uma ótima bonificação com uma vaga criada especialmente para ele, como coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo. Kamel está na emissora desde 2001, quando foi convidado para assumir a direção executiva do Jornalismo da Globo. Oito anos depois, tornou-se diretor da Central Globo de Jornalismo. A partir de 2012, passou pela direção-geral de Jornalismo e Esportes.

Reprodução/Renato Valesco/Globo

Ricardo Villela

Ricardo Villela iniciou sua carreira na Globo em 2005, e agora assumirá o cargo deixado por Ali Kamel, como Diretor Geral de Jornalismo. Na emissora, começou como editor de política do Jornal da Globo, e posteriormente assumiu o cargo de editor executivo e, depois, de editor-chefe do telejornal. Em 2013, tornou-se diretor de Jornalismo da Globo, em Brasília. Seis anos depois, ocupou o cargo de diretor-executivo do Jornalismo e, em 2021, assumiu a Direção de Jornalismo da Globo.

Reprodução/Sérgio Seiffert/Memória Globo

Miguel Athayde

Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews, assumirá a função de diretor-executivo de Jornalismo, deixada por Ricardo Villela. O jornalista foi contratado pela emissora em 1994 e exerceu diversas funções, como editor-chefe do Bom Dia Brasil, chefe de redação da Editoria Rio e diretor regional de jornalismo. Em 2018, foi promovido ao cargo de diretor de jornalismo da GloboNews.

Reprodução

Vinicius Menezes

Vinicius Menezes, atual diretor regional de jornalismo no Rio de Janeiro, assumirá o comando da GloboNews. O jornalista foi contratado como editor de texto da TV Globo Minas em 1992, sendo contratado como editor-executivo sênior do Jornal Nacional em 2005. Em 2013, passou a ser editor-chefe do Bom Dia Brasil, e cinco anos depois foi promovido ao atual cargo.

Reprodução

Marcio Sternick

Marcio Sternick deixará a função de chefe de redação de rede para tornar-se diretor regional de jornalismo no Rio de Janeiro. O jornalista foi contratado pela Globo em 1990, e já atuou como editor-chefe do Bom Dia Rio e do RJTV - 2ª Edição e chefe de redação da editoria Rio, e desde 2015 trabalhou na chefia de redação de rede.

Reprodução/Luiz Ribeiro/Globo

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais :)

Gabriel Perline

Veja mais Top Stories