O caos está instaurado nos bastidores da CNN Brasil. Insatisfeita, Daniela Lima pediu demissão do canal de notícias nesta quinta-feira (22) e se despediu ao vivo, de uma maneira torta e indireta, de seus telespectadores do CNN 360º. Existe uma corrente interna que lutou para reverter a decisão da apresentadora. Mas a maior parte dos executivos não fez questão de negociar sua permanência.
As maiores insatisfações da apresentadora com a chefia estavam relacionadas às interferências nas pautas que ela apurava e produzia, e também na orientação da cobertura política. Daniela discordava de muitas coisas, entre elas, a ordem de que ela deveria amenizar o tom na hora de apontar os aspectos positivos da gestão de Lula na presidência, e o abrandamento nos comentários a Bolsonaro.
"Muito obrigada a você que ficou comigo aqui até hoje, até essa hora. CNN, você por dentro de tudo. Tchau, até a próxima", disse Daniela no encerramento do telejornal na tarde de ontem (21). A despedida foi bastante estranha e completamente fora do padrão que a apresentadora adotou desde a estreia do canal de notícias.
A Daniela Lima saiu da CNN Brasil? O encerramento do jornal de ontem pareceu uma despedida. Eu não perdia um 360 com ela.
— tulio (@tulio) June 22, 2023
“Muito obrigada a você que ficou comigo aqui até hoje. [...] Até a próxima”
😭 pic.twitter.com/aR9sTZuJKi
A CNN enviou uma nota à coluna, confirmando a saída de Daniela Lima do canal. Leia a íntegra do comunicado:
"A CNN Brasil e Daniela Lima comunicam que decidiram pelo encerramento do contrato de maneira amigável, a pedido da jornalista.
Contratada na concepção do projeto, Daniela Lima foi fundamental na implementação e consolidação da CNN no país. Exímia repórter e apresentadora de talento raro, foi protagonista do jornalismo político desde a estreia da emissora, em março de 2020, e se tornou referência para inúmeros profissionais.
A CNN Brasil e o público que a acompanha agradecem pelo companheirismo e comprometimento de Daniela Lima e deseja sorte e sucesso no seu próximo desafio.
'Desejo vida longa à CNN Brasil, ainda mais sucesso a cada um dos profissionais que atuam no canal. Guardo profundo respeito e agradecimento por todo o aprendizado, oportunidade e liberdade de atuação que encontrei na casa, fundamentos que fizeram da emissora uma das maiores referências de jornalismo com qualidade do país', diz Daniela."
Daniela foi a responsável por mudar a maneira de se fazer telejornalismo na TV a cabo. Com sua longa experiência na reportagem, ela passou a fazer apurações ao vivo, deixando o noticiário mais quente e vivo. A CNN Brasil adotou esse estilo como sua marca, e para se tornar apresentador no canal passou a ser necessário ir além da leitura do teleprompter.
Seu estilo inovador e apaixonada pela apuração obrigou até mesmo a GloboNews a alterar o perfil de condução de seus telejornais. Diversos repórteres foram promovidos a âncoras, e os apresentadores de carreira, que sequer tinham fontes, acabaram desligados e rebaixados.
Carreira e formação
Além de apresentadora, Daniela Lima é jornalista e podcaster formada em Jornalismo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Daniela esteve no comando do telejornal CNN 360° como âncora desde sua inauguração, em março de 2020.
Antes, trabalhou na revista Veja e no jornal Correio Braziliense, e tornou-se repórter da Folha de São Paulo, onde atuou de 2010 a 2017, quando se tornou editora da coluna Painel. Já em agosto de 2019, foi contratada pela TV Cultura para substituir Ricardo Lessa no Roda Viva, e em dezembro do mesmo ano foi contratada pela CNN Brasil.