Alexandre de Moares, ministro do STF, determinou que as plataformas de redes sociais devem bloquear o perfil do influenciador Bruno Monteiro Aiub, mais conhecida como Monark. Além disso, o ex-apresentador do podcast Flow está proibido de publicar fake news.
Moraes determinou que Monark deve se abster de realizar "publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas, ou será autuado com uma multa diária de R$ 10 mil".
Além disso, o ministro estipulou duas horas para que as empresas, Twitter, Telegram, Discord, Meta e Rumble bloqueiem os canais, perfis e contas de Monark. Caso haja o descumprimento, serão multados diariamente no valor de R$ 100 mil.
Às 17 horas desta quarta-feira (14), a comunidade do influenciador da plataforma e aplicativo Telegram já estava indisponível e exibia a seguinte mensagem: "Esta comunidade foi bloqueada no Brasil por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)".
*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e encantada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko