5 erros de Faustão que causaram o terrível fim de seu programa na Band

A notícia de que Fausto Silva estaria deixando a Band em apenas um ano e meio após o início do contrato chegou ao público no dia 18 de maio. O rompimento diz respeito à forte crise que o programa tem enfrentado desde a sua estreia no início do ano passado. Vários fatores conseguem explicar, de alguma forma, o porquê do final inesperado, e um tanto quanto trágico, do fim da atração que prometia ser um sucesso estrondoso tal qual ao do dominical da Globo. A coluna, portanto, separou 5 erros que podem ter inviabilizado este plano. Confira!

Cópia do Domingão

Desde a estreia do Faustão na Band, em 17 de janeiro de 2022, percebemos a identidade de Fausto Silva na atração: apresentando um novo entretenimento, mas com quadros, cenário, balé e dinâmica exatamente iguais aos que comandava no Domingão. A falta de inovação, inclusive, dividiu a opinião popular, o que evidenciou que o comunicador teria apenas trocado de canal e optado por ficar na zona de conforto. Ao que parece, somente a "posição" dentro do programa foi alterada, pois no dominical, por exemplo, os vídeos divertidos narrados por Faustão eram exibidos no final – ressalvas até para as piadas, que também foram reaproveitadas.

Divulgação/Globo

Filho no palco

João Guilherme Silva chamou a atenção desde 2022 por apresentar o programa ao lado do pai, Fausto Silva, e de Anne Lottermann. No entanto, ao encerrar seu contrato com o canal, o moço de 19 anos evidencia que a estratégia do pai de "empurrar" o filho para o público realmente não surtiu efeito. Como já divulgado pela coluna, a avaliação interna da performance do jovem é que ele não tem carisma e muito menos apelo comercial – que é algo imprescindível entre os titulares da Band.

Divulgação/Band

Parado no tempo

Já é sabido que a atração de Fausto na Band nada mais foi do que o Domingão do Faustão, mas no modelo semanal e em outra emissora. Na Globo, por exemplo, o apresentador chegou a marcar cerca de 30 pontos de audiência aos domingos em que disputava com Gugu. No entanto, os sinais de desgaste foram aparecendo com oscilações que constavam entre 15 e 19 pontos no último ano, segundo dados da Grande São Paulo. Na tentativa de replicar a fórmula do sucesso, Fausto chegou a registrar 10 pontos de audiência em sua estreia na Band, mas esse patamar nunca mais se repetiu, e o programa foi perdendo gás até chegar ao índice atual, de 2,6.

Divulgação/Globo

Demissão de bailarinas

A proposta era ter na Band não só um elenco fixo de bailarinas, mas ainda mais integrantes do balé do que o Domingão dispunha. Mas com cerca de 40 funcionários demitidos até julho, o programa entrou em recesso com as festividades de fim de ano e enxugou de vez mais um quadro de equipe: o corpo de balé – um dos grupos mais clássicos da TV brasileira. A partir disso, rumores de que Faustão na Band seria semanal começaram a vir à tona. No entanto, mesmo com os impasses e a audiência na casa dos 3 pontos na Grande São Paulo, a exibição seguiu diária em 2023.

Rodrigo Moraes/Band

Programa diário

Ao longo de mais de duas décadas, o público se acostumou a assistir Fausto Silva aos domingos, e não, diariamente ao longo da semana. Esse descompasso pode ter sido um indício para a crise do programa. Soma-se a isso o fato de que a produção comandada por Faustão carrega consigo uma aura de grande acontecimento, que se perde no atual formato, mesmo que em horário nobre. Inclusive, com o sucesso do remake de Pantanal, na Globo, em 2022, ficou ainda mais difícil para atração se firmar na grade de programação da Band.

Divulgação/Band

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais :)

Gabriel Perline

Veja mais Top Stories