Justin Bieber e Madonna são processados por propaganda enganosa no mercado de NFTs
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Justin Bieber e Madonna são processados por propaganda enganosa no mercado de NFTs


Justin Bieber, Jimmy Fallon e Madonna são três de uma lista enorme de nomes famosos que aparecem numa ação coletiva contra uma empresa de NFT (espécie de criptomoeda) nos Estados Unidos. As alegações são de que a companhia usou as celebridades para promover o negócio mas que, no fundo, não se passava de uma furada daquelas.


Basicamente, estas personalidades foram usadas para divulgar um fundo de investimentos que prometia retorno rápido de dinheiro, além de promover uma série de benefícios aos titulares das NFTs. Mas tudo não passava de um esquema de fraude, que trouxe inúmeros prejuízos aos compradores. Gwyneth Paltrow, Paris Hilton, Serena Williams, Post Malone, Snoop Dogg e Kevin Hart também aparecem como réus nesta ação.

A propaganda enganosa é um dos motivos que faz o ativo ser ainda tão estigmatizado, mas o que falta é estudo e conhecimento sobre a questão para tornar o investimento seguro e altamente lucrativo.

"As NFTs são uma tendência de mercado, grandes nomes da criptomoeda e famosos estão de olho e investindo nelas, mas é preciso conhecimento técnico de entender o que é, como operar e como ganhar dinheiro com aquilo para que o negócio não seja frustrado", esclareceu a trader Ana Tavares à coluna.

NFT é uma sigla em inglês que significa "token não fungível", que são códigos que não podem ser copiados ou replicados. "Os tokens funcionam como ativos únicos e, ao comprar uma NFT, você detém a propriedade daquele bem ou parte dela", acrescentou Ana.

Além dos internacionais, famosos como Neymar já saíram na mídia como grandes investidores do negócio.

"Só que além de negociar, o investidor tem que ter conhecimento sobre o universo cripto porque além de passar a ter o ativo na carteira, as negociações passarão a ser, em sua maioria, em NFTs. Propagandas prometendo dinheiro rápido e fácil, por exemplo… Não são bom sinal", exemplifica.

A investidora explicou que é importante buscar referências de corretoras, quando é o caso, ou estudar e tomar mentorias com nomes da área antes de se arriscar nesse tipo de investimento.

"É algo novo, as pessoas não conhecem e por ganância acabam perdendo dinheiro. Mas tudo é estudo, análise, projeção… As pessoas precisam parar de encarar um investimento como um jogo e entender que é negócio, trabalho, é uma profissão ali por trás", concluiu.


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