Campeã do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire talvez seja o melhor exemplo de como um anônimo pode se tornar, praticamente da noite para o dia, um ícone de uma geração, em função do alcance das redes sociais. Contudo, nem a queridinha do Brasil está livre do risco de cair no ostracismo.
Na prática, Juliette está longe de ser esquecida, mas é inegável que o seu sucesso vem diminuindo com o tempo. Somente nos últimos seis meses, ela perdeu mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.
"As pessoas se interessam por novidade. Quando não se tem mais aquele aspecto inovador, perde-se poder de atração. É isso que acontece com a Juliette", afirma Iuri Meira, influencer e especialista em marketing digital.
Situação semelhante vive o último campeão do reality show da TV Globo. Depois de ter explodido no ano passado, o ator e cantor Arthur Aguiar vê o número de seguidores diminuir continuamente.
Desde maio, mês seguinte à sua vitória no BBB 22, seu perfil no Instagram está em queda livre, e mais de 800 mil seguidores o abandonaram.
"Sair dos holofotes prejudica a popularidade. É por isso que algumas celebridades fazem de tudo para aparecer constantemente, mas nem todo mundo está disposto a isso", avalia o especialista.
Iuri Meira, também professor de marketing digital na internet, aponta que há outros fatores que afetam a popularidade. Se o cancelamento é a sentença de morte na internet, não se pode ignorar que existem penas mais brandas, mas que também deixam suas marcas.
O ator Chay Suede, por exemplo, perdeu seguidores quando a também ex-BBB Manu Gavassi deu a entender que ele a traiu. Eles foram namorados de 2011 a 2014.
"Nesse caso, mesmo muitos anos após o fato, perde-se seguidores como se fosse uma penalização aplicada por um comportamento inadequado. Nem todo mundo vai perdoar o que você fez no passado”, destaca Iuri Meira. “Na verdade, na internet, muitos não vão querer nem ouvir o seu lado da história."
*Com a colaboração de Lara Delon