Olivia Hussey e Leonard Whiting, atores protagonistas do clássico filme de 1968, Romeu e Julieta, entraram com uma ação contra a Paramount por abuso infantil e distribuição de imagens de crianças nuas. Segundo a revista Variety, a ação foi aberta na última sexta-feira (30) no Tribunal Superior de Santa Monica, na Califórnia, e contextualiza o fato do filme incluir trechos das nádegas e seios dos artistas, que, na época, tinham 16 e 15 anos, respectivamente.
O processo diz que o diretor do clássico, Franco Zefirelli, havia prometido gravações sem nenhuma nudez, principalmente na cena em que o casal se encontra no quarto. Mesmo com a promessa, ele praticamente implorou para que ambos ficassem nus naquele momento, e alegou que poderiam fazer o filme falhar se não fizessem.
O diretor teria mostrado para os artistas a posição exata que a câmera ficaria, dizendo que não mostraria nada na edição final, para tranquilizar o casal. Porém, essa promessa não foi cumprida.
A indenização que Olivia e Leonard estão pedindo está próxima dos U$ 500 milhões, o que é igual a, mais ou menos, R$ 3 bilhões.
A advogada dos dois, Solomon Gresen, afirma que: "Imagens nuas de menores são ilegais e não devem ser exibidas. Eles eram crianças muito jovens e ingênuas nos anos 1960, que não entendiam o que estava prestes a atingi-las. De repente, ficaram famosos em um nível que nunca esperaram e, além disso, foram violados de uma forma que não sabiam como lidar".
"O que eles ouviram e o que aconteceu foram duas coisas diferentes. Eles confiavam em Franco. Aos 16, como atores, eles assumiram que ele não violaria a confiança que eles tinham. Franco era amigo deles e, francamente, aos 16 anos, o que eles fazem? Não há opções. Não houve #MeToo", disse o empresário dos atores de Romeu e Julieta, Tony Marinozzi.
A denúncia afirma que as cenas de nudez levou os artistas a sofrerem emocionalmente e uma angústia mental nesses 55 anos após o lançamento, além de perderem várias oportunidades de emprego, sem nenhum deles seguir com a carreira de atuação.
*Com a colaboração de Lara Delon