Perto de completar quatro anos de atividades no país, o Smithsonian Brasil foi descontinuado neste sábado (31). Sem audiência e sem anunciantes, o canal administrado pelo Grupo Bandeirantes não obteve o mesmo sucesso que registrou em outros países e encerrou suas operações na véspera de Ano Novo.
"A Astartê, companhia ligada à Newco Programadora e Distribuidora, informa que o canal Smithsonian Brasil deixa de fazer parte de seu portfólio neste dia 31 de dezembro, portanto encerrando sua exibição por operadores de televisão por assinatura", disse a empresa em nota enviada à coluna.
"O canal, parceria entre a Astartê, a Showtime --agora Paramount-- foi lançado no Brasil há três anos e conquistou importância significativa no audiovisual", completa o comunicado.
Quando estreou no Brasil, em abril de 2019, o Smithsonian já havia gerado dúvidas por ser um canal muito nichado, com conteúdo voltado a um público, digamos, premium. Seu conteúdo se resumia a séries documentais sobre museus, artes plásticas, cultura e um pouco de tecnologia.
Ele era distribuído inicialmente pelas operadoras Claro TV e Sky, mas a segunda o retirou de seu catálogo em junho deste ano. Ao longo de sua permanência no Brasil, chegou a ser distribuído pelos serviços de streaming Pluto TV e Paramount+.