Gabriel Perline
Exclusivo

Como Claudia Raia e Gretchen se reinventaram para faturar alto na web

Veteranos da TV se atualizaram para aumentar seus ganhos e surfar na viralização das redes sociais

Claudia Raia e Gretchen passaram a faturar alto nas redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram
Claudia Raia e Gretchen passaram a faturar alto nas redes sociais


A pandemia e a falta de trabalho na TV fizeram muitos artistas se reinventarem na web. Veteranos como Claudia Raia e Gretchen, por exemplo, usaram o tempo livre para se atualizar, criar uma identidade própria e perder qualquer tipo de vergonha na exposição. O resultado não podia ser outro: os vídeos viralizaram e elas passaram a faturar alto com publicidades no TikTok.


Embora não sejam da geração desta rede social, eles se aprofundaram no estudo da plataforma e hoje colecionam diversos vídeos que já ultrapassaram individualmente mais de um milhão de visualizações. E para isso descobriram uma lista do que "não fazer" para se dar bem na web.

"Plágios, conteúdos que violam direitos autoriais, cópias de conteúdo outros influencers, vídeos de violência/explicitos são proibidos e têm seu alcance reduzido e causa banimento da conta na maioria dos casos", explicou à coluna Adriano Freire, especialista em tráfego para redes sociais que presta consultoria para famosos.

Ele ainda disse que estas figuras, assim como diversas outras personalidades que vêm lucrando alto e fazendo sucesso na web, foram sábias em encontrar um nicho de atuação e seguir à risca o manual da plataforma que permite a maior proliferação e alcance de seus conteúdos.

"O melhor caminho para ter sucesso no TikTok é focar em um nicho especifico, ter uma frequência na postagem de conteúdo, participar de desafios do momento, fazer parceria com outros influencers já consolidados e ter uma alta qualidade na edição dos vídeos", orientou.

Mesmo com o arrefecimento da pandemia, as redes sociais focadas em vídeos seguem em alta. Além do TikTok, o YouTube também passou a ser mais consumido pelo público e vem gerando receitas consideráveis para os famosos que passaram a produzir conteúdo inédito em seus canais na plataforma.

"Vale ressaltar que as estratégias de vídeo mudam conforme cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram o que faz sucesso é a filmagem curta e objetiva", disse Adriano Freire.