Afastada da televisão há 12 anos, Ana Paula Arósio ressurgiu nesta quarta-feira (23) em um ensaio fotográfico do livro Singular, do fotógrafo Jairo Goldflus. A obra segue o conceito de mostrar a beleza natural das mulheres sem maquiagem ou qualquer tipo de retoque, e a artista foi uma das 130 selecionadas entre anônimas e famosas.
"Esse livro nasce em um momento tão singular quanto cada uma dessas fotos. De um lado, o feminismo populariza-se e assistimos a uma desconstrução de padrões de gênero e de beleza. De outro, crescem as redes sociais e a tela passa a ser um espelho narcísico onde admiramos, sobretudo, a nossa própria imagem, transformada pelos filtros e nunca satisfatória o bastante", disse Jairo, no seu perfil do Instagram.
A atriz aparece no fim do carrossel de imagens de divulgação de uma pequena prévia sobre o livro. Aos 47 anos, Arósio ressurge de cabelo curto, com fios brancos e sem maquiagem, expondo toda sua beleza natural.
Além de Ana Paula, rostos conhecidos como Carol Castro, Fernanda Lima, Gabriela Duarte e Luciana Vendramini também aparecem nas fotos. Todas as mulheres são fotografadas de cara lavada, no mesmo cenário, no mesmo ângulo e em preto e branco.
"É nesse abismo entre imagem real e construída que ecoa a pergunta: o que é a beleza? Uma resposta única não existe, já que o conceito definitivo do que é belo escapa inclusive ao tempo, mudando de uma época para outra, de uma cultura para outra ou mesmo de uma classe social para outra. No entanto, podemos nos aproximar de algumas respostas, talvez até reelaborando a pergunta: onde está a beleza?", refletiu o autor.
A ex-global apareceu pela última vez na televisão em 2020 quando fez o comercial de um banco. Em 2010, Ana fez seu último papel como atriz na série Na Forma da Lei, e seu trabalho final na cinematografia foi em A Floresta que se Move, de 2015.
Reservada, atualmente ela vive na zona rural de Swindon, na Inglaterra. Ana Paula tinha uma carreira consolidada quando largou tudo para viver sua vida longe dos holofotes. A atriz passou esses últimos 12 anos reclusa, dando raras entrevistas e sem ter nenhum perfil nas redes sociais.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.