O presente repetiu o passado. Em 2012, Gloria Perez não aceitou o fracasso de Salve Jorge e culpou o Jornal Nacional pela baixa audiência do folhetim. Recentemente, a autora da Globo repetiu o mesmo ato com Travessia, mas ao invés de culpar novamente o noticiário de William Bonner e Renata Vasconcellos, ela acusou os fãs de serem "burros" por não entenderem a nova trama das nove.
Há dez anos, Salve Jorge enfrentou críticas por ter um roteiro apelativo com temas sociais sobre tráfico de mulheres e crianças, e também por trazer narrativas repetitivas. Na época, a novela era considerada um fracasso pelo público e marcou cerca de 25 pontos.
Quando a novelista foi questionada sobre a falta de espectadores, ela apontou que o problema era o Jornal Nacional, que lhe repassava pouca audiência.
Nos bastidores, a acusação foi vista como piada e um funcionário da redação falou em anonimato ao UOL: "Em vez de culpar o jornal, ela deveria ser menos repetitiva. A novela é um saco, tem até aquele 'inshalá' de novo".
Travessia, nova novela de Gloria, também não tem conquistado o público. Além das atuações questionáveis, o enredo passa por constantes furos de roteiro.
A história se passa em 2022, mas parece que os personagens vivem uma época sem internet. Brisa (Lucy Alves) passou semanas sem conseguir falar com Ari (Chay Suede) porque não o achava pessoalmente, mas o problema poderia ser solucionado com uma simples mensagem no Instagram que ela vive divulgando.
Gloria foi criticada pela forma como está escrevendo a história e não lidou muito bem com os julgamentos do público, mas dessa vez ela achou outro culpado pelo seu desastre. "Liga o tico e o teco que você acha rapidinho o pé e a cabeça", respondeu Perez a um seguidor no Twitter que questionou a falta de sentido do folhetim.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.