Em vídeo publicado por Juliana Lacerda Pádua, viúva de Guilherme de Pádua, um homem aparece recontando a narrativa do brutal assassinato contra a atriz Daniella Perez e coloca o ex-ator em posição de vítima perseguida pela sociedade: "Para que ela não fosse presa, grávida, eu resolvi assumir a culpa", disse o interprete de Guilherme.
O homem não identificado aparece em tela como se fosse Pádua fazendo um último discurso. Ele começa explicando que Daniella era sua amante e que, por ciúmes, Paula Thomaz --sua então mulher na época -- assassinou a atriz.
"Eu tinha uma amante muito famosa, muito bonita. O marido dela não sabia, minha esposa também não. A minha esposa estava sensibilizada por causa de uma gravidez, descobriu sobre o relacionamento e se escondeu no meu carro. Indo até o encontro nosso ela assassinou a minha amante e para que ela não fosse presa, grávida, eu resolvi assumir a culpa. Só que a investigação percebeu que os ferimentos não eram feitos por um homem, mas sim por uma mulher", começou.
Segundo o discurso, Guilherme é vítima da sociedade e de um crime que não foi cometido por ele. O ex-ator é colocado como uma pessoa que assumiu a culpa para "livrar" a esposa grávida de um assassinato motivado por ciúmes.
"Continuei como coadjuvante do crime e carreguei a minha cruz. Fui preso e lá eu tentei suicidar várias vezes, mas não consegui. Daí então um bom homem de Deus me mostrou o amor de Cristo. E sabe aquela parte da Bíblia onde 'abundou o pecado superabundará a graça de Deus' ? Foi aí que eu tentei seguir a minha vida fazendo com que outras pessoas seguissem também o grande amor de Deus que deu o filho dele por nós. Sempre humildemente abaixando a cabeça para poder requerer o perdão das pessoas que tinham raiva de mim”,
"Hoje eu parto dessa terra com um infarto fulminante e deixo a minha esposa viúva. Essa é a história de Guilherme de Pádua. Alguém que aceitou Jesus e fez com que vários outros aceitassem. Que nós possamos reconhecer esse Deus maravilhoso que a gente tem e perdoar as pessoas que passaram por essa terra como um sopro. Que você valorize cada momento da sua vida. Cada respiração", finaliza o homem.
Em agosto deste ano, pouco tempo depois do caso voltar a ser assunto na mídia por conta da série documental Pacto Brutal, da HBO Max, Guilherme foi até seu canal do youtube para assumir a culpa pelo assassinato de Daniella Perez e pedir desculpas para Gloria Perez, mãe da atriz.
"Mas talvez eu nunca vá ter uma oportunidade real de pedir perdão. Por isso Glória Perez, eu te peço perdão, por todo sofrimento que eu te causei. Eu jamais esqueci daquele encontro na carceragem. Nunca esqueci. Raul Gazolla, eu te peço perdão. Eu nunca esqueci do dia que eu fui chamado na delegacia, você estava lá e se arrastou até a mim. Me abraçou chorando. E ali eu vi que eu era a pior pessoa do mundo", disse o assassino.
Guilherme de Pádua morreu aos 53 anos de infarto fulminante na noite do último domingo (6), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.