Marieta Severo é mais um alvo de fake news disseminadas por bolsonaristas nas eleições deste ano. Supostamente uma carta escrita pela atriz criticando o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) está rodando os grupos de WhatsApp dos eleitores do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
Não é a primeira vez que essa notícia falsa viraliza na internet, nas eleições de 2018 o mesmo documento com o título "Os erros de Luís" foi propagado na mesma rede social. O texto é um conjunto de críticas ao petista e cita grandes casos como Mensalão, Petrolão e a morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André.
Marieta sempre declarou publicamente seu voto em Lula e já se manifestou contra o atual governo. Sílvia Buarque, filha da atriz, comentou nas redes sociais que a notícia é falsa e que a mãe vai atrás de providências legais cabíveis.
"Nunca se falou tanto na palavra 'democracia', por quê? Porque ela está sendo ameaçada todo santo dia. Temos que relembrar todo dia o que é a democracia, vendo as instituições ruindo por dentro. Esse ano é o ano de berrar, gritar, tentar convencer, tentar ver quem são esses 20% da população. Qual a alma de vocês para apoiar isso? Eu tenho medo", disse Severo à Folha de São Paulo, em janeiro deste ano.
Em declaração ao O Globo, Marieta repudiou a disseminação da notícia falsa que contém seu nome: "O uso instrumentalizado das fake news está ajudando a corroer as democracias no mundo, com a complacência inexplicável das redes sociais e dos aplicativos de trocas de mensagens. É deplorável usarem o meu nome para atacarem o candidato que eu apoio".
*Com a colaboração de Amanda Moreira.