Gabriel Perline

Giovanna Ewbank revela que sofreu assédio de ator em novela da Globo

A atriz ficou abalada com a situação e foi recomendada a ficar calada

Giovanna Ewbank fala sobre assédio que sofreu nos bastidores de A Favorita
Foto: Reprodução/Youtube
Giovanna Ewbank fala sobre assédio que sofreu nos bastidores de A Favorita

Giovanna Ewbank expôs que foi vítima de assédio por um ator consagrado da Globo, enquanto gravava A Favorita (2008). Na época, a atriz teve uma crise de choro depois do ocorrido e outras colegas de trabalho a acolheram, mas recomendaram não denunciar. 

Nesta terça-feira (4), Ewbank e Fernanda Paes Leme recebiam Deborah Secco como convidada do Quem Pode, Pod. Durante a conversa, Gioh resolveu desabafar e revelou um caso de abuso que aconteceu nos bastidores da novela em que ela participava. 

"Lembro que estava andando no corredor, para ir gravar, e um ator consagradíssimo, mais velho, com uma super carreira. Estava com um short curtíssimo, [ele] foi lá, me deu um tapão na bunda no corredor, na frente de todo mundo, e falou: 'Tá boa, hein?'. Isso em A Favorita. Imediatamente, fui para o camarim e comecei a chorar", confessou a atriz.

Giovanna contou que o assediador era um ator antigo da casa, com carreira consolidada e quem presenciou o fato  recomendou que ela não denunciasse o caso: "Todas as atrizes vieram me abraçar, e eu falava: 'Nossa, olha o que aconteceu, o que eu faço?'. E todas, na época, falaram: 'Cara, não faz nada! Ele é muito foda, é seu segundo trabalho aqui na Globo, você vai se dar mal, vai dar ruim, fica quieta'".

Apesar de ter se sentido muito incomodada naquele momento, a atriz não entendia que tinha passado por uma situação de assédio. "Você foi assediada, é um assunto super sério", afirmou Fernanda. E Giovanna rebateu, "Mas, na época, eu não achava que era assédio. Senti um desconforto, mas [disse:] 'Ah não, não é assédio'".

No Twitter algumas pessoas começaram a fazer suposições de que o ator em questão era José Mayer, um veterano, que atualmente não é mais funcionário da emissora. Em 2016, Mayer foi afastado da Globo depois de surgir diversas acusações de assédio sexual nos bastidores da empresa. O último papel dele foi em A Lei do Amor, como Tião Bezerra. 

*Com a colaboração de Amanda Moreira.