Roberto Medina, criador do maior festival de música do Brasil e um dos maiores do mundo, revelou que a ideia da criação do Espaço Favela surgiu após um tiroteio na Rocinha em 2015.
"Eu tava indo pro Rock in Rio e teve um tiroteio na Rocinha, aquilo mexeu comigo. Porque temos a Cidade do Rock, com fantasia, paz, mas tinha um problema sério na esquina. Eu achei que tinha fazer alguma coisa, trazer um olhar positivo da favela", declarou.
Com isso, Roberto desenhou o espaço, mas divulgou somente uma gravação para imprensa. "Quando acabou a gravação, tinha uns dançarinos e um chegou em mim para conversar: 'Roberto, há dez anos você fez uma palestra na penitenciária juvenil, aquilo mudou a minha vida. De bandido, virei músico'", explicou.
Roberto continuou explicando que o festival é muito mais que todos os empregos gerados. "A gente não é vira-lata, a gente faz os maiores eventos do mundo. Ninguém é capaz se fazer isso no mundo", avaliou.
Neste ano, o Espaço Favela contará com shows de Ferrugem, Thiaguinho, Orochi, Lexa, PK, MC Don Juan, entre outros. O Rock in Rio começa nesta sexta-feira (2).
*Com a colaboração de Gabriela Ramos