Murilo Ribeiro ganha destaque com Space mais ouvido no Brasil e no mundo
Divulgação
Murilo Ribeiro ganha destaque com Space mais ouvido no Brasil e no mundo

Apaixonado por comunicação desde criança, Murilo Ribeiro viu uma oportunidade de expandir suas habilidades para além do jornalismo tradicional. Assim, ele migrou para as redes sociais e começou sua jornada como criador de conteúdo. Desde então, seu nome se tornou um dos mais populares do Twitter graças ao sucesso do Space do Muka, espaço onde ele debate desde reality shows a política. 

O canal nem sempre teve esse nome. Muito curioso, Murilo se encantou com a ferramenta quando ela inicialmente surgiu no aplicativo Clubhouse. Na plataforma, ocorriam diversas salas dos mais variados assuntos, onde se era permitido falar ao vivo com outras pessoas que também estavam ali. 

Começo

Uma madrugada, enquanto ainda acontecia o Big Brother Brasil 21, uma sala grande rolava no Clubhouse. J.B. de Oliveira, o Boninho, diretor do reality, entrou nesse espaço e começou a comentar abertamente sobre assuntos do jogo, como se as pessoas que estavam ali fossem amigos pessoais dele. 

Impressionado com o que estava acontecendo, Murilo começou a fazer um live tweet, que é um espécie de narração ao vivo sobre algo. Ele comentou em seu Twitter que o Felipe Neto nunca havia sido convidado para o BBB, uma informação inédita que Boninho tinha passado naquele momento, e viralizou.  

Com o tempo o Clubhouse se tornou cansativo para o jornalista: "A ferramenta me cansou muito rapidamente, porque foi invadido por coaches, gente dando dicas de como bombar na internet. Eu fui achando que aquilo não estava sendo orgânico."

Space do Muka

Ninguém sabe ao certo como e quando, mas em algum momento o Clubhouse chegou ao fim. Depois de um período, o Twitter anunciou que traria uma função semelhante para a plataforma, que hoje conhecemos como Space. 

Quando a ferramenta surgiu, em abril de 2021, Murilo demorou um tempo para compreender o sentido dela naquele novo lugar, mas passado uns meses conseguiu sistematizá-la. 

"O Space, para mim, àquela altura já funcionava como um programa de rádio, da era de ouro do rádio no Brasil, que era os programas da Rádio Nacional que tinha lá o comunicador, tinha as atrações e tinha o auditório ao vivo participando. Achava aquilo incrível", contou Murilo, em entrevista à coluna.

Era 8 de dezembro de 2021, o reality show A Fazenda 13 estava na reta final, o criador de conteúdo já fazia comentários sobre o programa no Twitter como hobby e também cobria o tema no seu canal Chega Junto, no YouTube. Naquele dia, ao lado do Diego Schueng --seu coapresentador de sala até hoje-- aconteceu o primeiro Space do Muka, que na verdade não era chamado assim naquela época.

Na primeira sala entraram inicialmente 30 pessoas. Não era muito, mas foi a fagulha perfeita para dar gás ao trabalho de Murilo. Outros Spaces aconteceram, e conforme ia rolando o público crescia cada vez mais. Desiree Andrade, que já era coapresentadora no início, sugeriu que o amigo desse um nome oficial para a sala, e assim surgiu o Space do Muka.

O ápice veio com a pré-estreia do Big Brother Brasil 22, semanas antes, quando se especulava quem seriam os participantes famosos. 

"Durante o Big Brother a gente teve a sala com maior audiência da história do Space do Muka, certamente foi uma das maiores audiências que a gente chegou a ter, com 103 mil ouvintes. Foram 17 mil simultâneos e ao todo, 103 mil pessoas ouviram aquela transmissão", relembrou. 

Política

Política sempre foi um tema de grande interesse pessoal de Muka. "É da minha natureza, sempre gostei de política. Eu era aquele moleque pequeno que via o programa eleitoral", revelou. 

Quando começou a cobrir realities, se diferenciava por falar além do comum, não era só entretenimento, para ele também era questão de abordar os problemas sociais que se encontravam ali, como o episódio marcante envolvendo a discussão sobre o cabelo de João Luiz Pedrosa, professor de geografia e participante do BBB21.

"Falava para minha audiência: 'Aqui, a cobertura de reality vai além da superfície do entretenimento'. E fui construindo uma comunidade em torno dessa ideia", comentou Murilo. 

Finalizado o BBB deste ano, seu número de seguidores era grande e ele pensou utilizar isso a favor da sociedade: "Eu, sendo um cara gay, que sabe muito bem o que é preconceito, o que é exclusão, qual o peso de um discurso violento, de líderes de estado sobre determinadas camadas da sociedade, e sendo agora um criador de conteúdo que tem voz e que tem um canal, eu preciso usar isso."

A ideia surgiu de uma parceria com a jornalista Natuza Nery, que propôs que eles abrissem esse espaço no Twitter para tirar dúvidas das pessoas. A temática atraiu os seus ouvintes e hoje o Space que mais faz sucesso é o de política. "O Space mais ouvido do Brasil, o mais ouvido no mundo, e as pessoas estão ouvindo política, pensando no futuro do país. Eu acho isso incrível". 

Agora que se aproxima as eleições no Brasil, o Space do Muka continua mais ativo que nunca, com convidados especiais para falar e tirar dúvidas sobre política. Muka ainda revelou que tem pretensão de receber alguns candidatos à presidência, como o ex-presidente Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet. 

"Acho que é importante que os candidatos e as equipes estejam atentas ao que está acontecendo no Space. O Twitter é uma plataforma em que o noticiário político é muito relevante, forma discussões inclusive que vão acontecer em outras plataformas", ressaltou Murilo.

Alcance do Público 

O relevante número de ouvintes despertou uma oportunidade profissional com a ferramenta Space. Murilo viu ali um caminho para promover diferentes diálogos entre as mais diversas pessoas. Logo surgiu o giro de oradores, quem estava ali na sala não precisava só ouvir, mas também tinha espaço para ser ouvido.

O lugar se tornou tão acolhedor que não só anônimos, mas também famosos se sentem à vontade para participar e expor suas ideias. Como o caso de Bruna Marquezine, que entrou em um Space do Muka que falava sobre BBB e revelou que Boninho havia bloqueado ela nas redes sociais. "Tinha 30 mil pessoas ouvindo e foi manchete em todos os portais no dia seguinte", contou Muka. 

Independentemente se o assunto é reality show ou política, Murilo Ribeiro, ao lado de Diego e Jeje Cricri (personagem criado por um usuário da rede social), propõe um entretenimento interativo, de qualidade e sobretudo de muito respeito. Onde discursos de ódio contra um participante possam ser combatidos e uma questão política seja esclarecida.

As pessoas gostam do Space do Muka porque há verdade na pauta a ser debatida e um milhão de caminhos a serem descobertos. 

*Com a colaboração de Amanda Moreira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!