Silvio Santos rodeado dos participantes da primeira temporada do Casa dos Artistas
Reprodução/SBT
Silvio Santos rodeado dos participantes da primeira temporada do Casa dos Artistas


Bastaram chegar alguns containers no SBT com materiais para a reformar alguns estúdios, entre eles o que é batizado de Casa dos Artistas, para os boatos em torno do retorno do reality começarem a circular novamente nos corredores da emissora. Mas a coluna explica: o programa nunca mais poderá ser feito.


Embora todos os anos apareçam boatos na internet sobre uma nova temporada do Casa dos Artistas (2001-2004), o SBT, sempre que consultado, desmente categoricamente. E desta vez não foi diferente. A coluna procurou a emissora, que voltou a negar e reforçar que o programa não pode ser realizado.

A treta toda se resume a uma briga judicial entre a Globo e a Endemol, que se uniram contra o SBT no início do milênio para acusar a rival de ter feito um plágio do formato Big Brother Brasil --que a emissora chegou a negociar para comprar, mas desistiu da negociação e desenvolveu seu próprio show de confinamento.

Leia Também

O Casa dos Artistas estreou em outubro de 2001, dois meses antes da primeira temporada do BBB ir ao ar na Globo, em janeiro de 2002. Para piorar o cenário, o SBT obteve índices de audiência elevados, batendo a rede da família Marinho com muita frequência.

A briga judicial se estendeu até 2015, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o Casa dos Artistas era de fato um plágio do Big Brother, e estipulou que o SBT pagasse uma indenização de R$ 18 milhões à Globo e à Endemol. Mas as negociações entre as partes fizeram esse valor ser reduzido.

No acordo, ficou firmado que a emissora de Silvio Santos nunca mais produziria uma nova temporada do reality. E caso venha a fazer, terá novamente que abrir a carteira e pagar uma multa milionária por plágio. Para evitar dores de cabeça, a emissora desistiu de vez e tem cada vez mais buscado novos formatos.

Inclusive, existe um novo no radar dos executivos do SBT, também envolvendo confinamento, mas que ainda está engavetado por conta do alto custo de produção que foi projetado.

Quanto à reforma do estúdio Casa dos Artistas, ele passará por uma modernização para as gravações da nova temporada do Esquadrão da Moda.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários