Exclusivo

Dança das cadeiras na Globo faz repórter do JN ser promovido a âncora

César Menezes estreou nesta segunda-feira (13) à frente do Hora Um, telejornal que abre a programação diária da emissora

Foto: Reprodução/Globo
César Menezes estreou como apresentador no Hora Um


A dança das cadeiras no Jornalismo da Globo beneficiou mais um profissional: César Menezes, repórter do Jornal Nacional, estreou nesta segunda-feira (13) como apresentador. Ele foi escalado para cobrir as férias de Roberto Kovalick e ficará no comando do Hora Um ao longo das próximas semanas.


Menezes vinha gravando alguns pilotos e agradou a chefia. Repórter experiente e respeitado pelos colegas de Redação, ele acabou ganhando preferência para assumir a função neste período.

Sua permanência no jornal da madrugada inclui a cobertura da escala de plantão de Natal. Quem assumirá o comando do noticiário na semana do Réveillon é Ana Paula Campos.

Antes da estreia de César no comando do jornal da madrugada, quem se revezava na função era a repórter Ana Paula Campos, que acumula a experiência de âncora eventual do Globo Rural, e Michelle Barros, que é a substituta imediata de Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo.

A chegada de Menezes como apresentador substituto vem justamente na hora que a Globo vem promovendo a maior demissão de jornalistas de sua história. Além dos que foram cortados, há também casos de pedidos de demissão, como recentemente o de Anne Lottermann.

O desfalque no time de apresentadores assusta a chefia, sobretudo nesta época de fim de ano, em que os profissionais terão que se revezar na Redação por conta do recesso de fim de ano. Com isso, não se assuste caso outros nomes da reportagem apareçam como âncoras pela primeira vez ao longo de dezembro, já que mais profissionais foram testados e gravaram pilotos para comandarem telejornais da casa.

Trajetória

César Menezes está no Grupo Globo desde 1997, mas somente em 2006 foi efetivado na equipe de São Paulo. Ele estreou como produtor e editor da TV Integração, afiliada de Juiz de Fora (MG), e passou por outras emissoras até chegar à matriz. 

Em 1999, se mudou para Ribeirão Preto (1999) e estreou como repórter na EPTV. No ano seguinte, foi para Campinas, trabalhar em outro braço da mesma emissora, mas desta vez cobrindo a área de ciência e tecnologia. Em 2001, foi para São José dos Campos para fazer reportagem para a TV Vanguarda.

Em 2003, recebeu o convite para integrar o time da TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza (CE), e foi ao longo de sua passagem pelo Nordeste que a matriz de São Paulo se empolgou mais com seus trabalhos e o convidou, em 2006, para integrar o time de repórteres. Nos ultimos anos, ele vinha se dedicando ao Jornal Nacional e ao Jornal da Globo.